segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Iniciado o Sínodo: O maior missionário da história da Igreja, ajuda-nos a 'fazer Sínodo', a 'caminhar juntos'


Fonte: Site Repam Brasil

Com uma liturgia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, teve início na manhã desse domingo (6), o Sínodo dos Bispos,  Assembleia Especial para a Região Pan-Amazônica. Participaram da missa todos os padres sinodais, peritos e auditores convocados para a atividade, além de lideranças de comunidades tradicionais, pastorais e movimentos da região  da Pan-Amazônia que estão em Roma.

Já no início da homilia, o Papa recordou aos bispos o sentido do Sínodo, retomando a imagem de São Paulo. “O apóstolo Paulo, o maior missionário da história da Igreja, ajuda-nos a «fazer Sínodo», a «caminhar juntos»”, afirmou o bispo de Roma.

Para Francisco, o Dom do Amor oferecido por Deus é fogo ardente para a missão. “O fogo de Deus, como no episódio da sarça ardente, arde mas não consome (cf. Ex 3, 2). É fogo de amor que ilumina, aquece e dá vida; não fogo que alastra e devora”, disse Francisco. “Quando sem amor nem respeito se devoram povos e culturas, não é o fogo de Deus, mas do mundo. Contudo quantas vezes o dom de Deus foi, não oferecido, mas imposto! Quantas vezes houve colonização em vez de evangelização! Deus nos preserve da ganância dos novos colonialismos”, alertou o papa durante a homilia.

Ir. Maria Irene Lopes, diretora executiva da REPAM-Brasil e assessora da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, é uma das auditoras convocadas para o Sínodo e participou da celebração de abertura. “A Basílica de São Pedro estava repleta de cores, de pessoas com rostos diferentes, rostos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e tantos outros povos que participavam da celebração”, destacou Ir. Irene.

Pe. José Boing, da Sociedade do Verbo Divino, também padre sinodal, diz ter sido um momento de muita emoção a celebração de abertura do Sínodo. “Me senti emocionado ao ver o carinho como o papa fez o seu grande destaque na homilia sobre o fogo do amor”, destacou o missionário.

Após a missa, lideranças das comunidades tradicionais, peritos e auditores do Sínodo, na praça São Pedro, entoaram cantos e realizaram danças, num clima festivo de celebração pela abertura da assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário