domingo, 17 de janeiro de 2021

A Saúde do Povo. Reflexão de Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira

 


Diante da situação da Saúde em nosso Estado do Amazonas, que atinge, também de forma dramática ao município de Itacoatiara, queremos começar a nos perguntar: De quem é a responsabilidade da crise com a pandemia da Covid-19 ter chegado neste ponto em nosso País, Estado e Municípios?

Para ajudar na busca desta resposta, descrevo a seguir o que está na Constituição Federal do Brasil e na Constituição de nosso Estado:

·          - Constituição Federal: Artigo n. 196 - "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação".

·         - Constituição do Estado do Amazonas: Artigo n.182 - "A saúde é direito de todos e dever do Estado, assegurado mediante políticas sociais, econômicas e ambientais que visem a eliminação de riscos de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação".



As duas Constituições quando falam da Saúde, falam de que as ações governamentais (Federal e Estadual) devem possibilitar ao nosso povo de não adoecer e se vier a adoecer que possam ter o direito de ser acolhido no hospital, cuidado devidamente, tenha sua saúde recuperada e que voltem para o convívio de suas famílias.

Precisamos e temos o direito de ter Oxigênio em nossos Hospitais, Clínicas, UPAs - Unidades de Pronto Atendimento; queremos e temos o direito de ter urgentemente a vacina, como já está acontecendo em mais de 51 países.

Não posso deixar de agradecer e louvar a Deus por tantas pessoas voluntárias e generosas de nossa Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs, também, de outras Religiões e Crenças que estão se mobilizando aqui em Itacoatiara, em todo o Amazonas, em outros lugares do Brasil e do Mundo para tentar diminuir a dor e o sofrimento de nossos irmãos afetados pela Covid-19 e de seus familiares.

Continuemos movidos pela fé ou somente pelo espírito humanitário, ajudando e buscando ajuda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário