quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Dom Fernando, bispo de Tefé, celebra 25 anos de padre como “momento de aprofundamento da ligação com o Senhor e com o serviço aos irmãos”

 



Dom Fernando Barbosa dos Santos está completando 25 anos de padre neste 20 de janeiro. Nascido em Sertânia – PE, em 5 de março de 1967, ele foi ordenado presbítero na paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de sua cidade natal, em 20 de janeiro de 1996, por Dom Bernardino Marchió, bispo de Pesqueira.

Em fevereiro de 1995, o atual bispo da Prelazia de Tefé, fez seus votos na Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo. Ele lembra do dia da sua ordenação, em que recebeu “o sacramento da Ordem como sinal de serviço, a minha vida zelada na vida de Cristo”. Dom Fernando recorda as palavras do Santo Cura de Ars, onde diz que “o sacerdócio nunca compreenderemos bem neste mundo, pois se o compreendêssemos, morreríamos, não de medo, mas de amor”.

Após 25 anos de ministério sacerdotal, Dom Fernando define seu jubileu de prata “como um momento importante para meu ministério”, lembrando a passagem do Evangelho que diz: “Não fostes vos que me escolhestes, mas foi Ele que me chamou e me associou a sua missão”.  O bispo da Prelazia de Tefé quer se dirigir, “com grande alegria e cordialidade, à comunidade cristã e a todas as comunidades, paróquias, e missão na Congregação da Missão”.



Celebrar seus 25 anos como presbítero “é um momento de aprofundamento desta ligação com o Senhor e com o serviço aos irmãos”, segundo o bispo. Tem sido 25 anos onde tem trabalhado em diferentes paróquias, também como provincial, ecónomo, professor, formador de seminários, “tudo aquilo que a Igreja pediu para que eu fizesse”, afirmando que “nunca disse não, sempre tenho esse propósito de estar ao serviço”.

Dom Fernando afirma que “é tudo isso que eu quero celebrar, com saúde, esperança, porque é um momento jubilar”, afirmando que “o jubileu é um tempo de orientar a vida, para onde está orientado o meu coração, onde está a minha riqueza, o que eu estou realmente a investir”, citando a passagem evangélica que diz que “onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. O bispo diz que “a minha mira tem que ser certeira, não desviar do alvo. Todos nós temos esta certeza, de permanecermos sempre unidos, na missão que recebemos”.

“Passaram 25 anos de convívio e de entrega ao Senhor, passando para uma nova etapa”, segundo Dom Fernando. Ele destaca que “o segredo é manter a paixão pelo Cristo Ressuscitado e deixar que Ele seja fonte de Vida, acorrer para o novo que se aproxima”, sabendo que “Deus sempre escolhe os mais fracos e chama para o serviço na sua Igreja”.

Ao completar 25 anos de ministério sacerdotal, o bispo, “diante de Deus e dos nossos irmãos e irmãs, do clero da Prelazia de Tefé, dos nossos bispos do Regional, dos meus familiares, irmãos, pais, os meus parentes”, quer neste dia, “mais uma vez renovar este compromisso da vida sacerdotal a me conferido e render graças pelo amor com que Deus me amou”. Dom Fernando pede “perdão por todos os erros ou vacilações durante este tempo”, afirmando que “quero também, na alegria do sacerdócio prometer mais uma vez sempre unir-me a Cristo, viver no ser serviço e flui-me do seu espírito do Evangelho, sendo entre os homens um amor permanente do amor de Deus”.

O bispo da Prelazia de Tefé pede orações “para que eu seja fiel ao chamado do Senhor”, lembrando de São Vicente, servidor do Evangelho e amante dos pobres, que coloca como exemplo para que “me ajude a ser essa voz no deserto, anunciando a chegada do Messias, não cessando jamais de chamar os homens à conversão”. Ele pede a guia do Espírito Santo para “continuar sendo um anunciador de Cristo em nossa comunidade”.

Em suas palavras, o bispo de Tefé vê o sacerdócio como “o Divino Mistério de um Deus que se sujeita a ser nas mãos humanas e limitadas de homens, para alimentar o povo de Deus na Eucaristia”. A missão do padre, segundo Dom Fernando, é “anunciar a Palavra de Deus, santificar, abençoar o povo e distribuir o Pão Eucarístico para alimentar o povo nesta grande travessia da vida”.

Ao celebrar seus 25 anos, lembra “as palavras de conselho durante esta caminhada”, e também é momento de “recordar os feitos, não tanto as obras, mas as conquistas que o coração quer alcançar, os bens distribuídos pelo poder divino, a través das minhas mãos”. Também é momento de “render graças a Deus, que mesmo vendo as limitações humanas, realiza grandes coisas, porque o Senhor é Santo”, e de dizer, mais uma vez, “sim Senhor, aqui estou”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário