40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia
10 DE MARÇO: Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma
PEDIDO DA GRAÇA
No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:
Senhor, neste tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.
Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.
OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ó Sião, canta louvores ao teu
Deus!
Pois reforçou com segurança as
tuas portas,
e os teus filhos em teu seio
abençoou.
Ele envia suas ordens para a
terra,
e a palavra que ele diz corre
veloz.
ele faz cair a neve como a lã
e espalha a geada como cinza.
Anuncia a Jacó sua palavra,
seus preceitos suas leis a Israel.
Nenhum povo recebeu tanto carinho,
a nenhum outro revelou os seus
preceitos.
(Sl 147,12-13.15-16.19-20)
REFLETINDO COM A LAUDATO SI’
Na Laudato Si’ lemos que “o divino e o humano se encontram no menor detalhe da túnica sem costura da criação de Deus, mesmo no último grão de poeira do nosso planeta” (LS, 9). Por isso rendemos louvores ao Criador, que tudo fez por amor, já que nenhum outro povo recebeu Dele tanto carinho, como reza o salmista. Eis por que toda a Criação nos remete a Deus e, por sua vez, os sacramentos que Ele nos deixou “são uma plenificação da Criação, na qual a natureza é elevada para ser lugar e instrumento da graça, para ‘abraçar o mundo num plano diferente’” (Querida Amazônia, 81).
Somos capazes de encontrar Deus em
cada criatura, nos tornando defensores e cuidadores da vida em todos os
sentidos, pois que cada uma delas é sacramento vivo do Criador?
Após um momento de silêncio...
À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.
Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.
FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA
O rosto amazônico é o de uma Igreja com uma clara opção pelos (e com os) pobres e pelo cuidado da criação. (Instrumetum laboris do Sínodo para a Amazônia, 109)
Nenhum comentário:
Postar um comentário