terça-feira, 9 de março de 2021

Diocese de Roraima acolhe abertura do processo de canonização do Bem-aventurado José Allamano



A Diocese de Roraima deu início neste domingo, 7 de março, o inquérito de canonização do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos missionários e das missionárias da Consolata, presentes em Roraima desde há mais de 70 anos. A ele é atribuída a cura milagrosa do indígena Sorino, da etnia Yanomami.

Ao longo de mais de uma semana, de 7 a 15 de março, a diocese de Roraima tem elaborado uma programação da fase diocesana do processo de canonização. Na abertura, que contou com a presença do bispo diocesano, Dom Mário Antônio da Silva, foi composta a comissão do tribunal. Além do bispo, fazem parte dela o padre Lúcio Nicoletto, vigário geral da diocese de Roraima, padre Raimundo Vantuy Neto, chanceler da Cúria da Diocese de Roraima, padre Michelangelo Piovano, missionário da Consolata e notário, Elizabete Sales de Lucena Vida, secretária da Cúria diocesana e doutor Augusto Affonso Botelho Neto, médico.

Além da comissão, também estiveram presentes o padre Giacomo Mazzotti, missionário da Consolata, o diácono Augusto Monteiro, as irmãs missionárias da Consolata Renata Conti e Maria José.




A abertura do inquérito acontece, segundo Dom Mário Antônio, em tempo de pandemia, mas também no tempo quaresmal que nos faz recordar que “é tempo de graça, tempo favorável, tempo de conversão e de santidade, é oportuno para progredir no conhecimento de Jesus Cristo correspondendo no Seu amor por uma vida santa”. O bispo lembrava que “José Allamano, o nosso querido beato, ele que ensinava os que desejam tornar-se verdadeiramente santos, Deus os ajuda e santifica. Deixou um testemunho de santidade vivendo de maneira heroica as virtudes cristãs”.

Na solenidade, o postulador da causa de canonização, padre Giacomo Mazzotti, missionário da Consolata, apresentou oficialmente a petição para o presumido milagre. O pedido foi acolhido por Dom Mário Antônio, que após relembrar alguns pontos da história da vida e santidade do Bem-aventurado José Allamano, diz esperar a oração e apoio de todos que acompanharão este processo durante estes dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário