40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia
4 DE MARÇO: Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma
PEDIDO DA GRAÇA
No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:
Senhor, neste tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.
Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.
OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras. (Jr 17,8-10)
REFLETINDO COM A LAUDATO SI’
“Em um ecossistema como o amazônico,
é incontestável a importância de cada parte para a conservação do todo” (QA, 48), por isso não cansamos de
repetir que tudo está interligado, como tão bem nos ilustra o salmo acima, ao
falar da relação da árvore com as águas dos rios, para poder ter vida e gerar
novos frutos.
Assim deve ser o ser humano na sua
relação com o Pai, “fonte última de tudo, fundamento amoroso e comunicativo de
tudo o que existe”, com o Filho, “que O reflete e por Quem tudo foi criado” e
com o “Espírito, vínculo infinito de amor, está intimamente presente no coração
do universo, animando e suscitando novos caminhos” (LS, 238). Essa comunhão trinitária nos ajuda a compreender que
nascemos para viver sempre em comunidade.
Após um momento de silêncio...
À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.
Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.
FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA
Um dos grandes desafios da Igreja consiste em pensar de que modo se deve situar neste mundo interligado (Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, 140)
Nenhum comentário:
Postar um comentário