sábado, 6 de março de 2021

Pedindo perdão com o Papa Francisco

 

40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 

6 DE MARÇO: Sábado da 2ª Semana da Quaresma


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.


OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

e todo o meu ser, seu santo nome!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,

não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa,

e cura toda a tua enfermidade;

da sepultura ele salva a tua vida

e te cerca de carinho e compaixão;

Não fica sempre repetindo as suas queixas,

nem guarda eternamente o seu rancor.

Não nos trata como exigem nossas faltas,

nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Quanto os céus por sobre a terra se elevam,

tanto é grande o seu amor aos que o temem;

quanto dista o nascente do poente,

tanto afasta para longe nossos crimes.

(Sl 102, 1-4.9-12)


REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

Em “Querida Amazônia” o Papa Francisco recordou os crimes praticados contra os povos originários na chegada dos primeiros colonizadores e missionários, pedindo perdão por esses e também “pelos crimes atrozes que se seguiram ao longo de toda a história da Amazônia” (QA, 19). O exemplo de Francisco deve nos animar a, neste tempo de Quaresma, fazermos o nosso ato de contrição ou pedido de perdão, confiantes na misericórdia de Deus, que perdoa toda culpa e cura toda enfermidade, como diz o salmo.

 

De fato, “a liberdade humana pode prestar a sua contribuição inteligente para uma evolução positiva, como pode também acrescentar novos males, novas causas de sofrimento” (LS, 79) não só ao ser humano, mas a toda a criação.





AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 


FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

“Criação” é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, onde cada criatura tem um valor e um significado. (Laudato Si’, 76)


Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário