sexta-feira, 19 de março de 2021

Seminário São Jose de Manaus celebra sua festa com a presença de Dom Leonardo


Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de março, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, presidiu a Missa Solene de São José no Seminário Arquidiocesano São José de Manaus. Neste ano, segundo o reitor, padre Zenildo Lima, “esta missa marcou o início das atividades formativas do seminário, uma vez que por ocasião da pandemia, foi adiado o início do ano e do semestre formativo”.

Serão 61 os seminaristas das nove dioceses e prelazias do Regional Norte 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que vão fazer parte da comunidade do Seminário Arquidiocesano de Manaus ao longo deste ano 2021, o último dos quais tem chegado hoje, segundo o reitor, que no início da celebração fez leitura da carta em que Dom Leonardo Steiner convoca o Ano de São José na Arquidiocese de Manaus, que se estenderá até 19 de março de 2022. O texto recolhe a história da devoção a São José na cidade de Manaus, assim como as indicações pastorais que se podem extrair a partir da carta Patris Corde, sendo uma fonte de inspirações para a ação evangelizadora na Igreja de Manaus.




Ao longo da cerimónia, o seminarista Mateus Marques, que está concluindo o curso de teologia neste ano, recebeu o ministério de acólito. Na sua homilia, a partir da figura de São José, Dom Leonardo fez referência às dinâmicas da acolhida, muito presentes na vida do seminário, assim como em toda a ação da Igreja, chamando a atenção para São José, como homem que ao atuar na liberdade, viveu a sua vida de castidade, uma expressão de profunda liberdade interior e uma disposição para amar daqueles que buscam o ministério presbiteral.

O Arcebispo de Manaus também destacou São José como o homem do cuidado, lembrando das pessoas marginalizadas, que são presentes na história e na realidade da Arquidiocese e da sociedade como um todo. Dom Leonardo acolheu os 21 novos seminaristas que começam sua atividade formativa no Seminário São José neste ano.

Neste ano haverá presença de seminaristas de 8 povos indígenas no Seminário: Baré, Dessano, Tukano (da região do Rio Negro), Kokama e Tikuna (do Salto Solimões), Macuxi (de Roraima), Maraguá e Mura (da Prelazia de Borba – região do Madeira). Alguns deles fizeram as preces dos fiéis em língua nhegatú, macuxi e tikuna. Após a celebração festiva aconteceu um café festivo, assim como atividades esportivas entre os seminaristas, e um almoço, marcando assim a manhã de atividades.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário