sexta-feira, 23 de abril de 2021

11ª Assembleia Regional da PJ começa neste sábado, 24 de abril, em formato on-line


Uma assembleia on-line e por etapas”, assim define Luiz Filipe Fialho a 11ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude do Regional Norte 1, Amazonas e Roraima, que começa neste sábado, 24 de abril. Trata-se de um desafio, sobretudo para os jovens de muitos municípios do interior, onde o sinal de internet dificulta a participação.

A assembleia tem sido preparada ao longo de diferentes encontros onde tem sido analisado “como está conjunturalmente a Pastoral da Juventude e a juventude na Amazônia”, segundo Fialho, no intuito de dar o passo metodológico do ver. O Articulador Regional da PJ diz que “grande parte dos grupos de base da Pastoral da Juventude no Regional, que são quase 500, no Amazonas e Roraima, são meninos e meninas que estão nas aldeias e comunidades, juventude indígena, juventude ribeirinha, e também, é claro, do mundo urbano, mas grande parte desses grupos se encontram nos beiradões, nas aldeias e nas comunidades”.

Nos encontros preparatórios tem sido olhado “como estava a realidade de cada juventude, de cada diocese, de cada comunidade, de cada grupo de base, os desafios, e como a gente pode superar e enfrentar esses desafios”, insiste Fialho. Ele vê os encontros de preparação realizados como “momento bom de partilha, onde a gente pode conhecer as realidades, as mais diversas realidades que formam esse rosto juvenil aqui no chão da Amazônia”.




Para o jovem manauara, “foi muito interessante a presença de Dom Tadeu”, o bispo auxiliar de Manaus que acompanha os jovens no Regional Norte 1 da CNBB. No último encontro preparatório, acontecido no sábado passado, 17 de abril, o bispo partilhava alguns elementos da Carta ao Povo Brasileiro que os bispos escreveram com motivo da 58ª Assembleia Geral da CNBB. Segundo Fialho, o bispo auxiliar de Manaus, “fez uma reflexão encima dessa carta para a juventude, dando ânimo e coragem para a caminhada”.

Nesse último encontro, onde teve a participação de mais de 100 jovens, e do frei Justino e a irmã Elsie Vinhote, assessores da PJ no Regional Norte 1, também foram enviados os delegados que irão compor a 11ª Assembleia Regional da PJ, feito a través de um roteiro de oração.

Nos banzeiros desses rios vamos juntos: resistir, esperançar e profetizar”, será o tema da 11ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude Regional Norte 1, que vai ter como lema o versículo do Evangelho de Lucas: “Fica conosco Senhor”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário