segunda-feira, 12 de abril de 2021

Palavra e Análise de Conjuntura. Dom Tadeu e Dom Ionilton destacam os pontos mais relevantes do 1º dia da 58ª AG da CNBB


Nesta segunda-feira, 12 de abril, iniciou a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional – CNBB, que em consequência da pandemia está acontecendo 100% virtual. No final do dia trazemos as impressões de dois dos nossos bispos do Regional Norte 1 da CNBB, seu vice-presidente, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, bispo auxiliar de Manaus, e Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara.

Dom Tadeu destacava a novidade que representa o modo virtual da Assembleia, “por causa da pandemia que vivemos não é possível ainda fazer uma Assembleia presencial”. O bispo auxiliar de Manaus afirma que “a participação está sendo bastante intensa”. A abertura da Assembleia “foi feita invocando ao Espírito Santo, logo em seguida o relatório da presidência e um relatório sobre a questão econômica”, que fez referência aos anos 2019 e 2020. O bispo destaca dois elementos importantes nesse relatório, a reestruturação do setor contável na CNBB e o Centro Cultural Missionário – CCM, como filial da CNBB.

Ao falar sobre o Tema Central deste ano, que é a Palavra, Dom Tadeu afirma que “esse tema está de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 2019 a 2023”. Ele lembra que “na 57ª Assembleia Geral, nós assumimos que a Caridade, Pão, Palavra e Ação Missionária são os quatro pilares que devem sustentar a vida das comunidades eclesiais missionárias e a ideia da Igreja nas casas”.




O Tema Central, Pilar da Palavra de Deus, ele traz para nós, segundo o bispo auxiliar de Manaus, “o que significa para nós essa animação bíblica da pastoral”. O documento está dividido em sete capítulos, que segundo Dom Tadeu podem ser vistos como “sete caminhos que nos ajudam na vivência da Palavra e que esta Palavra permeia toda a dimensão da animação da vida das comunidades em que nós nos encontramos”. Do texto, o bispo destaca que “em nossos dias torna-se indispensável estabelecer e fortalecer nas pessoas e nas comunidades o vínculo entre a Palavra de Deus e a vida, tornando nossa ação pastoral cada vez mais alicerçada do contato fecundo com a Escritura Sagrada”.

“Nós podemos afirmar que é no encontro com o Senhor Ressuscitado, que na força do Espírito conduz a Igreja, nossa comunidade de discípulos e discípulas, e torna essa comunidade sempre mais missionária na vivência, no anúncio da Palavra de Deus”, enfatiza Dom Tadeu. Ele destaca que “isso está em sintonia com aquilo que já refletíamos na Conferência de Aparecida sobre a reflexão bíblica da pastoral”. É por isso, que “somos convidados, sem dúvida, a partir dessa Assembleia a reassumir, como discípulos, como discípulas, servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja e na construção do Reino de Deus”.

Falando sobre a Análise de Conjuntura Sócio-política e Eclesial, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, afirmava que “na verdade, a Análise de Conjuntura Eclesial se tornou um estudo sobre a sinodalidade”. Segundo o bispo da Prelazia de Itacoatiara, “faltou entrar em aspectos importantes da vida e da ação da Igreja no Brasil”. Falando sobre a Análise da Conjuntura Sócio-política, ele afirma que “foi muito mais desenvolvida, destacando que o povo de Deus sofre com a doença e com a fome”, lembrando as palavras do Papa neste domingo, “que não é um tempo para a indiferença”.




A Analise relatou, lembrava Dom José Ionilton, que “estamos vivendo graves problemas desde que a pandemia explodiu, mas que esses graves problemas já existiam antes mesmo da pandemia”. O bispo destacou que a análise “ressaltou o colapso sanitário e hospitalar, o maior da história do Brasil, o crescimento do desemprego, a volta do Brasil ao mapa da fome, e a política, se assim podemos chamar, do governo Bolsonaro e dos bolsonaristas, dos seguidores de Bolsonaro”. Outro elemento destacado na análise, foi “a militarização do governo, hoje tem mais militares no governo do que o próprio governo militar, a hostilidade à ciência, e por causa disso, o negacionismo”.

No final da Análise de Conjuntura, relatava o bispo de Itacoatiara, aparece que “o presidente minimizou a doença, desrespeitou as vítimas, descumpriu o isolamento social, combateu quem quis fazer isso, criou desavenças com governadores, prefeitos e instituições da sociedade civil, que apontaram o caminho do isolamento social como necessário para o combate da pandemia”. Dom José Ionilton também colocava em destaque, em referência ao Análise de Conjuntura, que “ele [o presidente] realizou uma má gestão da área da saúde, trocou quatro vezes o ministro da saúde nesse tempo da pandemia, dificultou a gestão da saúde pública, divulgou dados errados, omitiu informações, e não atuou para criar uma unidade nacional de combate à pandemia”. Segundo o bispo, “foi uma análise de conjuntura muito bem feita e que muito vai ajudar a toda nossa caminhada como Igreja do Brasil”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário