terça-feira, 22 de junho de 2021

Corpo de Dom Alcimar chega em Tabatinga a será sepultado na quarta-feira


Após as homenagens em Manaus, onde foi velado na Igreja de São Sebastião, o corpo de Dom Alcimar Caldas Magalhães, bispo emérito da diocese de Alto Solimões, chegou na manhã desta terça-feira, 22 de junho, no aeroporto Internacional de Tabatinga, onde foi recebido pelo bispo local, Dom Adolfo Zon, e representantes da diocese e da sociedade civil.

Em Manaus, na Igreja de São Sebastião foram celebradas duas missas, uma presidida por Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, e outra concelebrada por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus, Dom Gutemberg Regis Freire, bispo emértio de Coari, e Dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar emérito de Manaus. Nas duas teve a presença dos freis capuchinhos e dos familiares e amigo se de Dom Alcimar. 

Acompanhando o corpo do bispo falecido viajou Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, Frei Carlo Maria Chistolini, custódio dos Capuchinhos do Amazonas e Roraima, alguns freis capuchinhos e familiares de Dom Alcimar.

Após as homenagens da banda de música do CFSol 8º.bis, e a carreata pelas ruas da cidade, o corpo do bispo chegou na catedral do Perpétuo Socorro, onde será velado até seu sepultamento na tarde da quarta-feira. A vida religiosa, o clero, as comunidades e pastorais da diocese, têm organizado momentos de oração e serão celebradas três missas para evitar aglomerações.



Num comunicado, o bispo local pede aos fiéis “que participem das celebrações conforme a programação para não juntar muitas pessoas na celebração de quarta-feira às 16:00hs”. O comunicado também diz que “durante á tarde do dia 22 e durante a manhã do dia 23 fica disponível para as diversas homenagens que queiram realizar em honra ao nosso bispo emérito Dom Alcimar Caldas Magalhães OFMCap”.

Dom Adolfo Zon, que recebeu uma mensagem de condolências do Papa Francisco nesta segunda-feira pelo falecimento de Dom Alcimar Caldas Magalhães, lembra no comunicado que “ainda estamos em tempo de pandemia, e seguiremos os protocolos de segurança orientados pela ANVISA (uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social)”. Finalmente, ele pede “que todos possam participar com espirito de gratidão, sustentados pela graça de Deus, e fortalecidos em nossa fé”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário