terça-feira, 22 de junho de 2021

Prelazia de Tefé envia Dom Fernando, que “se manteve no meio de todos com a presença simples e misericordiosa”


A Prelazia de Tefé enviou na noite desta terça-feira, 22 de junho, Dom Fernando Barbosa para sua nova missão na diocese de Palmares (PE), onde foi nomeado como novo bispo pelo Papa Francisco no dia 9 de junho.

Uma missa na Catedral de Santa Teresa, onde participou o clero da prelazia, junto com representantes das paróquias, comunidades, pastorais e movimentos, tem servido como momento de agradecimento pelos 7 anos de ministério episcopal na região amazônica. Também estavam presentes o vice-presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional, Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus, o secretário, Dom Zenildo Pereira da Silva, bispo da prelazia de Borba, e o secretário executivo, o diácono Francisco Lima.

Na homilia, Dom Fernando disse estar “com o coração partido”, mas sabendo que “os pensamentos de Deus conduzem a missão”. O bispo eleito de Palmares afirmava que “foi aqui na Amazônia, junto com o nosso clero, que aprendi a ser um pastor”. Por isso, se disse agradecido pelo apoio, insistindo em que “aprendi com cada um, pastoral, grupo, movimento”.



Em nome do Regional Norte 1, Dom Tadeu agradeceu a Dom Fernando pelo tempo de missão no Amazonas, “por estar em comunhão com as nossas nove Igrejas do nosso Regional Norte 1”, afirmando que “é índole da vocação sacerdotal ser missionário”. Segundo o vice-presidente do Regional, “para nós Igreja, evangelizar é missão, e isso significa tornar presente o Reino de Deus onde quer que estejamos”.

Segundo o bispo auxiliar de Manaus, a colaboração de Dom Fernando foi muito importante, especialmente a partir do Sínodo para a Amazônia. Dom Tadeu assegurou a oração e amizade dos bispos do Regional, fruto da comunhão e sinodalidade, pedido a intercessão de Santa Teresa e São Vicente de Paulo.

O clero, a través de seu coordenador, afirmava que “a pessoa do pastor é a segurança para nós, clero local”. Após entregar uma lembrança, foi destacada como uma das grandes qualidades de Dom Fernando, o fato dele “ser o parceiro, o companheiro, a pessoa amiga que sempre nos ouviu de igual para igual, sempre nos deu essa liberdade de conversar”.



Desde a coordenação de pastoral, o episcopado de Dom Fernando Barbosa em Tefé foi definido como “tempo de partilha, de esperança, que motivou e segue motivando o Povo de Deus na vivência da fé”. Foram relatados alguns dos passos dados ao longo dos últimos 7 anos, “que fez alimentássemos o desejo de um Evangelho que liberta, incentiva e fortalece uma Igreja local missionária em saída, a favor de todos os povos”.

Foi destacado que “o apoio no fortalecimento das pastorais, movimentos e organismos foi expressivo”, citando diferentes passos dados ao longo do episcopado de Dom Fernando, que mostrou “seu jeito de dar voz, vez e lugar aos leigos e leigas, fortalecendo uma Igreja de vários rostos”. Finalmente, desde a coordenação de pastoral foi enfatizado que “Dom Fernando se manteve no meio de todos com a presença simples e misericordiosa”.

Após outras homenagens, no final da celebração, Dom Fernando Barbosa definia a celebração vivida como momento de gratidão à prelazia de Tefé, às autoridades, insistindo em que “nossa celebração de envio por este tempo de convivência com todos é o sinal da nossa união”, afirmando que “a Igreja, ela é missionária”.

Dom Fernando se referiu à Prelazia de Tefé como “uma Igreja amazônica, missionária, cada vez mais fortalecida, de modo especial depois do Sínodo de 2019, Igreja de comunidades de base, movimentos, ministérios, uma Igreja de pastoral, uma Igreja fortalecida pelos nossos leigos e leigas”. Junto com isso destacava que “nosso empenho missionário é um empenho que possibilita a Prelazia caminhar com os seus pés”. Finalmente pedia ao povo da Prelazia que continuem a missão e acolham o novo bispo, para quem pedia orações desde já.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Um comentário:

  1. Obrigada Dom Fernando pela colaboração missionária na nossa prelazia,Dom Sérgio foi para o céu e o Senhor continua levando a bem aventurança. Seja muito feliz,o povo católico de Alvaraes te agradece.

    ResponderExcluir