quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Coordenações do Regional Norte 1 preparam Assembleia Regional


As coordenações das pastorais, organismos e movimentos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1) se encontraram nesta quinta-feira, 12 de agosto, para preparar a 48ª Assembleia Regional Norte 1, que vai acontecer de 20 a 23 de setembro.

O encontro, o primeiro presencial desde o início da pandemia, foi momento para partilhar o que tem sido a vida das diferentes pastorais, organismos e movimentos durante o tempo da pandemia da Covid-19, que tem marcado a vida do povo e da Igreja do Regional no último ano e meio.

Tem sido um tempo em que a virtualidade se tornou o meio para continuar os trabalhos, algo nem sempre fácil, dada a dificuldade de internet no interior da Amazônia. Mesmo diante das dificuldades, várias pastorais reconhecem que foram desenvolvidos trabalhos interessantes ao longo do tempo da pandemia. Foi destacado a parceria entre diferentes pastorais, o trabalho de formação e que a virtualidade possibilitou em alguns casos a participação das dioceses e prelazias do interior nesses espaços de formação.

Quase todas as pastorais tem desenvolvido ações de ajuda diante dos efeitos da pandemia. Ajuda material, com cestas básicas e kits de higiene, mas também atendimento psicológico e acompanhamento das pessoas atendidas pelas pastorais, se servindo da tecnologia para acompanhar na medida do possível o sofrimento das pessoas, tentando responder às urgências e demandas que foram surgindo. Também foi relatado que muitos agentes foram contagiados pela Covid-19 e alguns vieram a falecer. Algumas pastorais estão recomeçando os encontros presenciais.



Em relação com a 48ª Assembleia Regional, que tem como tema central “Construção das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora a Luz do Sínodo para a Amazônia”, o secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, diácono Francisco Lima, disse que as Novas Diretrizes serão construídas tendo em conta as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da CNBB e as decisões do Sínodo para a Amazônia.

Esse trabalho, que deveria ter acontecido no ano de 2020, mas que não foi realizado pois a pandemia impediu a realização da Assembleia Regional, terá em conta os aportes das dioceses e prelazias. Desta vez a assembleia, em consequência da pandemia, terá menos tempo de duração e menos participantes.

Entre os convocados para a assembleia estão bispos titulares, auxiliares e eméritos, o administrador da Prelazia de Tefé, os coordenadores diocesanos de pastoral, um representante de cada diocese e prelazia e os coordenadores ou um delegado das pastorais em nível regional. Durante o encontro foram formadas as equipes de trabalho para a assembleia.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Um comentário:

  1. Belo trabalho que a pastoral da criança tem feito por muito e muitos tempo sao trabalhos de muita dedicação pelas FAMÍLIA e f aco parte desta jornada com muito amor

    ResponderExcluir