domingo, 8 de agosto de 2021

Diocese de Coari conta com mais um diácono transitório: Edinei Lima de Souza


Neste último sábado, 7 de agosto de 2021, a diocese de Coari celebrou a Ordenação Diaconal de Edinei Lima de Souza, mais um passo a caminho do sacerdócio.

A celebração, que contou com a presença dos padres, das irmas religiosas, seminaristas e representantes das dez paroquias que compõem a diocese de Coari, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marcos Piatek.

Na celebração se fizeram presentes os pais e irmãs do novo diácono e o vice-reitor do Seminário São José de Manaus onde Edinei Lima de Souza estudou a filosofia e a teologia, padre Marciney de Oliveira Marques. Também participou da celebração o padre Silvio Marques Sousa Santos, professor do Itepes de Manaus, onde o novo diácono estudou teologia, além dos dois seminaristas da Diocese de Parintins.



Dom Marcos Piatek, na sua homilia, disse que “a diocese de Coari está em festa, esta noite é abençoada”. Segundo o bispo, “toda nossa vida humana, ela é iluminada pela graça de Deus”, mostrando essa presença da graça nos sacramentos. Ao falar sobre as funções do diácono, Dom Marcos disse que o diácono é o homem da Palavra, o servidor do altar, aquele que atende as necessidades das pessoas praticando a caridade.

O bispo insistiu na necessidade de o diácono olhar para Jesus Servo, aquele que não veio para ser servido, mas para servir. Por isso, ele destacou que “o diácono serve a Deus, serve à Igreja, serve ao povo”, agradecendo a Deus pela vocação do novo diácono e sua ordenação, aos formadores e professores e à família por “oferecer seu filho ao serviço do Reino de Deus”, fazendo um chamado a criar a cultura vocacional nas famílias e nas paróquias.

O novo diácono transitório escolheu como lema de seu ministério: "É necessário que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3,34).



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário