segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Grito Dos Excluídos/as: Dom Mário Antônio espera “superar as exclusões e desigualdades injustas”


Saúde, comida, moradia, trabalho, renda... são realidades que cada vez estão menos presentes na vida de muitos brasileiros e brasileiras. O Brasil se tornou um país onde a vulnerabilidade social e o risco de exclusão estão cada vez mais presentes na vida de muita gente. Aos 20 milhões de pessoas que passam fome, se junta a falta de saúde, o aumento dos moradores de rua, o desemprego, o aumento dos produtos de primeira necessidade.

No dia 7 de setembro, Dia da Pátria, muitas dioceses e prelazias no Brasil afora comemoram o Grito dos Excluídos e Excluídas, que neste ano de 2021 comemora sua 27ª edição. A Diocese de Roraima vai realizar este momento na cidade de Boa Vista, capital do Estado e sede da diocese.

Seu bispo, Dom Mário Antônio da Silva, convida através de um vídeo para a participação neste momento importante na caminhada da Igreja, ainda mais diante da situação atual que vive o país. Lembrando que estamos na Semana da Pátria, o bispo de Roraima lembra que “como cidadãos e cristãos fazemos questão de celebrar a Pátria junto à esperança de superar as exclusões e desigualdades injustas”.

Dom Mário Antônio, que é presidente da Caritas Brasileira, conhece bem os sofrimentos que muita gente está vivendo no dia a dia, e as dificuldades que muitas pessoas tem para garantir suas necessidades básicas, situações onde a Caritas Brasileira se faz presente constantemente. Além disso, Roraima é um Estado onde a presença de migrantes, sobretudo venezuelanos, tem mudado a realidade local.



A Diocese de Roraima tem sido exemplo de acolhida aos migrantes venezuelanos, se tornando presença samaritana na vida de muitas pessoas que passam por graves dificuldades. Nesse contexto, o bispo de Roraima convida a todos para participar do 27º Grito dos Excluídos e Excluídas. Dom Mário Antônio da Silva lembra o lema deste ano 2021 para o Grito dos Excluídos e Excluídas: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda”.

O segundo Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz um chamado a que “levantemos a bandeira do diálogo e da paz, da democracia e da liberdade”, e a participar deste momento. Em Boa Vista a concentração vai acontecer na Praça Fábio Paracat, às 7:30 da manhã.  

Finalmente, Dom Mário Antônio insiste em que “renovemos nossa esperança e o nosso empenho em trabalhar pela justiça, pela paz e pela equidade”, lembrando o tema que acompanha o Gritos dos Excluídos e Excluídas desde sua primeira edição em 1995: “A Vida em Primeiro Lugar”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário