domingo, 17 de outubro de 2021

Abertura do Sínodo em Manaus: “Disponibilidade para novos e ousados passos missionários”


As igrejas particulares do mundo todo têm iniciado hoje, 17 de outubro de 2021, a etapa diocesana do Sínodo sobre a Sinodalidade, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, inaugurado pelo Papa Francisco no domingo 10 de outubro com uma Eucaristia na Basílica de São Pedro.

Em Manaus, Dom José Albuquerque presidiu na Catedral Metropolitana, a celebração de abertura dessa etapa local do Sínodo, contando com a participação do padre Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral arquidiocesano, e o padre Zenildo Lima, reitor do Seminário São José.

Na homilia, Dom José Albuquerque lembrou que “todos somos missionários”, algo que nos lembra o mês de outubro, insistindo em que “somos chamados a testemunhar em comunidade a nossa fé para que todas as pessoas possam dizer ao olharem para nós: vejam como eles se amam”. O bispo auxiliar referiu-se à mensagem do Papa Francisco para o dia de hoje, que definiu como “muito bonita, muito profunda, muito direta”.



Nela, o Papa disse que “quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos. A relação de Jesus com os seus discípulos, a sua humanidade que nos é revelada no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias”.

O bispo fez um chamado a acolher o ensinamento da Palavra e do Papa Francisco, “sempre com o coração grato”. Ele agradeceu por todos os missionários que estão na Arquidiocese de Manaus, sejam leigos e leigas, religiosas, padres. Segundo Dom José, “nós temos uma história tão bonita de pessoas que vieram de outras partes do Brasil e do mundo para nos ajudar aqui a semear o Evangelho, a nos ensinar a sermos Igreja, a caminhar junto conosco”.

Seguindo esse exemplo, ele pediu “para que o Senhor nos ajude a sermos uma Igreja missionária” na Amazônia e em outras partes do mundo. Tudo isso, vivendo em comunhão, que nos leve a “participar desse diálogo, desse processo, desse caminho que nós já estamos fazendo aqui em Manaus com a Assembleia Sinodal Arquidiocesana, que deve acontecer em outubro próximo”. Nesse processo chamou a se sentir participante, corresponsável.



No final da celebração, o padre Geraldo Bendaham fez leitura do decreto do arcebispo de Manaus. Dom Leonardo Steiner lembra nele que “convocados pelo Santo Padre o Papa Francisco, nos unimos à Igreja no mundo inteiro no caminho de preparação, realização e execução do Sínodo dos Bispos”. Seguindo as indicações da Secretária Geral do Sínodo, a Igreja de Manaus, segundo o decreto do seu arcebispo, “acolhemos com criativa recepção as indicações do Documento Preparatório” e os outros documentos publicados.

O arcebispo lembra que a temática do Sínodo “sempre foi a identidade de nossa Arquidiocese de Manaus”, algo que tem se concretizado nas Assembleias Arquidiocesanas. A Igreja de Manaus já tinha iniciado o caminho da Assembleia Sinodal Arquidiocesana, que considera como “caminhos que se encontram e se enriquecem mutuamente”, algo que se faz presente na dinâmica de escuta de profunda reflexão sobre o modo de ser presença, e de disponibilidade para novos e ousados passos missionários”.

Dom Leonardo insiste no decreto em que “os passos destes caminhos estarão sempre se completando”. Lembrando o Sínodo da Amazônia, o arcebispo pede que “no desejo que ‘o caminhar juntos’ implique novas dinâmicas estruturais e missionárias na Igreja” convoca a uma comprometida participação neste Sínodo.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário