domingo, 24 de outubro de 2021

Alto Solimões organiza Aula Viva sobre Agricultura Agroflorestal


Nos dias 21 a 23 de outubro foi realizada uma Aula Viva sobre Agricultura Agroflorestal na Comunidade Indígena Ticuna de Umariaçú I, município de Tabatinga- AM, Diocese do Alto Solimões.

A aula viva faz parte do Projeto Vida que as Irmãs Cordemarianas desenvolvem desde São Paulo de Olivença com assessoramento da FUCAI -Fundação Caminhos de Identidade- de Colômbia. Também estiveram presentes o Serviço Jesuíta Panamazônico e a Cáritas do Alto Solimões apoiando na coordenação e logística. Participaram 20 famílias agricultoras da Comunidade Indígena de Umariaçú.

As Aulas Vivas são instancias formativas teórico-práticas de três dias, no primeiro dia se trabalhou sobre a necessidade de passar de uma realidade de escassez para abundancia, de passar do monocultivo, a roça só de macaxeira, para uma roça diversificada feita sem queima. Houve entrega de sementes e mudas de frutais e madeiráveis para a família que foi beneficiada com o roçado. 

 


No segundo dia, fomos trabalhar todos em mutirão na roça, para realizar o que tinha sido conversado no dia anterior. De tarde quando avaliamos atividade foi gratificante ouvir alegria do povo pelo aprendizado, todos se comprometeram a fazer suas roças diversificadas, sem queima e ensinar aos filhos estas práticas agroflorestais que reproduzem as próprias formas da natureza na Amazonia. 

O terceiro dia foi o da cozinha nativa, trabalhamos sobre a importância de uma alimentação variada, rica em proteínas, vitaminas e hidratos de carbono. E distribuídos em quatro grupos, elaboramos mais de 25 pratos com diversas carnes, frutas e verduras, que serviram para celebrar o Grande Banquete da Abundancia.

Como Cáritas do Alto Solimões e missionaria na comunidade de Umariaçú agradeço profundamente a todos os que contribuíram para realização da Aula Viva que veio para melhorar a qualidade de vida das famílias de nossa comunidade, veio trazer Vida e Vida em Abundancia.  


Verónica Rubi - Cáritas Alto Solimões            

Nenhum comentário:

Postar um comentário