domingo, 7 de novembro de 2021

Assembleia Prelazia de Borba: “Retomar o caminho a partir da esperança”


Deus chama a gente para um momento novo”. Com a música de Zé Vicente, Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva iniciava a Assembleia avaliativa e celebrativa da Prelazia de Borba, que tem acontecido nos dias 5 e 6 de novembro de na sede da Prelazia. O bispo definia o encontro como “um acontecimento eclesial que nos chama para um encontro de irmãos”.

Nas palavras de abertura, Dom Zenildo falou de sonhos, sinodalidad e perspectivas, lembrando os estragos provocados pela pandemia e insistindo em “buscar a vacina e não cair no negacionismo”. Segundo o bispo tem sido um momento para “retomar o caminho a partir da esperança”, um momento de celebração, de acolhida, de confraternização, de partilha da vida das paróquias.

As novas perspectivas a partir da sinodalidade foi ponto de reflexão dos participantes da assembleia. Segundo o bispo, “esta assembleia tem sido um novo ardor, um novo aquecimento para nossas lideranças, para nossas comunidades”. A Prelazia de Borba foi dividida em quatro foranias, que receberam o nome dos evangelistas, querendo assim descentralizar para melhor servir, acompanhar e formar o povo.




A Prelazia de Borba abriu o Ano da Palavra, que tem como tema “A Palavra habitou entre nós” e seguirá o Documento 114 da CNBB. O Ano da Palavra “vem para dar um impulso em nossas prioridades e motivações”, tendo como objetivo “animar, reforçar e formar para a Evangelização”. O Ano da Palavra pretende ajudar a “conhecer a Deus, tomar consciência de sua vontade”. Ao longo do próximo ano serão celebrados congressos bíblicos em cada umas da foranias, multiplicados os grupos de reflexão, formar ministros e catequistas...

As lideranças vítimas da Covid-19 foram lembradas na Assembleia, realizando uma carreata da esperança com faixas pelas ruas da cidade. A Assembleia foi encerrada com uma Eucaristia na Catedral de Santo Antônio, que segundo Dom Zenildo foi um momento de gratidão, de renovação da Aliança com Deus, com a sinodalidad, com a nossa missão na Prelazia”.

O bispo insistiu em que “a pandemia, os problemas, os desafios não nos devem nos afastar de Deus, do plano, da vontade de Deus, da evangelização”. Ele pediu a intercessão de Nossa Senhora para continuarmos servindo, animando, dinamizando o Reino de Deus”. Dom Zenildo agradeceu o empenho dos padres, das irmãs, do laicato, por esta assembleia tão dinâmica e tão comprometida com a causa do Reino de Deus”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário