Quatro pesos pesados de uma Igreja que quer ser sinodal,
diferentes formas de viver a fé, de diferentes ministérios e serviços
eclesiais. Tudo isso esteve presente em um dos destaques da Assembleia Eclesial
da América Latina e do Caribe.
A reflexão do longo painel realizado na manhã de
quinta-feira, 25 de novembro, no qual girou em torno do tema: "Da Assembleia
Eclesial da América Latina e do Caribe em direção ao Sínodo da
Sinodalidade", contou com a presença de dois cardeais da Cúria Vaticana, Marc
Ouellet e Mario Grech, a presidenta da Vida Religiosa no continente, Liliana
Franco, e Mauricio López, leigo mexicano e coordenador do Centro de Redes e
Ação Pastoral do Celam.
Alguém que, como Secretário Geral do Sínodo, "quase
todos os dias tenho que falar sobre a sinodalidade e o Sínodo da
sinodalidade", disse sentir-se honrado por poder dirigir-se à Assembleia
Eclesial, a continuação de uma história de "comunhão eclesial, que poderia
ser um exemplo para muitas Conferências Episcopais". O cardeal definiu
este encontro como "uma expressão da visão pastoral do Papa
Francisco", e uma ponte entre o Sínodo sobre a Amazônia e o Sínodo sobre a
Sinodalidade.
O Cardeal Grech refletiu sobre "a estreita relação
entre sinodalidade e missão", presente na Evangelii Gaudium, "um
documento sobre a dimensão missionária da Igreja", sobre o avanço da
Igreja. A partir daí ele refletiu sobre a "comunidade sinodal", que
"tem um desejo inesgotável de oferecer misericórdia", que "sabe
dar frutos", que "sabe celebrar". Para o Secretário do Sínodo
dos Bispos, "a Igreja cresce em sinodalidade, assume uma forma cada vez
mais sinodal, quanto mais ela vive e pratica um estilo sinodal". Diante
disso, ele nos convidou a "pensar sobre o cenário da missão de uma Igreja
não-sinodal".
Para o Cardeal Grech, "um projeto missionário só pode
emergir do processo sinodal de escuta-discernimento, que é também um exercício
de discipulado". Neste sentido, ele lembrou o conceito de
"sinodalidade missionária", que aparece no Documento Final do Sínodo para
a Amazônia. A partir daí ele lançou um desafio aos presentes: "O
aprofundamento da ligação entre estas duas dimensões da Igreja poderia ser uma
das contribuições mais significativas desta Assembleia e do caminho sinodal das
Igrejas da América Latina e do Caribe". É uma questão de dar continuidade
a uma "caminhada conjunta" presente na história da Igreja no
continente.
Ele também destacou a contribuição da Igreja da América
Latina e do Caribe no método de escuta, esperando "uma contribuição que
abra perspectivas sobre como tornar operativas as instâncias intermediárias da
sinodalidade". Junto com isto, ele alertou sobre as divisões na Igreja,
que exigem uma conversão sinodal, e sobre "aqueles grupos e seitas
cristãos que promovem uma compreensão individualista e íntima da fé".
Diante disso, "a resposta mais confiável é a da comunhão", segundo o
cardeal, em uma Igreja onde "a tradição não é um canto em uníssono",
mas "uma sinfonia, onde cada voz, cada registro, cada timbre vocal
enriquece o único Evangelho, cantado em uma infinita possibilidade de
variações".
O Cardeal Ouellet começou por se fazer algumas perguntas:
"Qual é o sonho de uma Igreja sinodal? Uma nova moda? Uma estratégia de
comunicação? Uma ideologia disfarçada de programa pastoral? Um método para a
conversão missionária da Igreja?”
O sonho do Papa Francisco de uma Igreja sinodal provoca
reações diferentes, embora o cardeal quis deixar claro que "o Papa
acredita no Espírito Santo e quer que aprendamos a ouvi-lo melhor em todos os
níveis da Igreja". Isto significa "escutar a todos e a cada um com
atenção, sem pressa, sem ideias preconcebidas ou preconceitos". O que
importa ao Papa, segundo o Prefeito da Congregação para os Bispos, não é
"um novo modelo de Igreja", mas "a fé dos batizados e daqueles a
serem batizados".
O cardeal canadense insistiu que o que é fundamental é a
certeza da fé, algo muito presente na Bíblia. Por esta razão, "uma Igreja
sinodal é uma Igreja que caminha na fé", algo que se reflete no Magistério
continental e no do Papa Francisco, e presente ao longo da história da
evangelização no continente, o que lhe deu uma unidade "que foi forjada no
sangue de muitos mártires". Uma Igreja sinodal na América Latina e no
Caribe que deve ser necessariamente mariana.
Olhando para o próximo Sínodo, ele destacou a importância da
participação, da comunhão, da missão, refletindo sobre cada uma dessas
dimensões. O presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina agradeceu
a oportunidade de participar da Assembleia, parabenizando o Celam "pelo
esforço empregado nesta organização complexa e criativa em tempos de
pandemia". Algo que encorajará o próximo processo sinodal, afirmou o
cardeal, que concluiu seu discurso refletindo sobre as vocações em uma Igreja
sinodal.
A irmã Liliana Franco, em nome da Vida Religiosa do
Continente, começou afirmando que estamos "enfrentando um processo, um
itinerário de encontro e conversão", no qual é necessário
"colocar-nos no lugar da humildade, reconhecer nosso pecado", e mudar
os modos de nos relacionarmos. Estamos diante de "um novo olhar
contemplativo, mais teológico e encarnado", que deveria nos levar a
"aguçar nosso olhar para contemplar a realidade e aguçar nosso ouvido para
escutar o Espírito que nunca cessa de gemer".
A partir daí, a comunhão é tecida, a partir da escuridão e da
luz do humano, entre fragilidade e graça. Estamos diante de uma época de
testemunhas, porque somente desta forma "nossa narrativa se torna
credível". Para isso, o caminho é "o discernimento, a atenção à
realidade, a capacidade de ouvir o grito de Deus", enfatizou a presidenta
da CLAR. É uma experiência tornada possível pelo Espírito, "que nos
encoraja a tecer o vínculo, o relacionamento, a amizade, o afeto em nossa vida
diária e nos exorta a amar, acreditar e cuidar um do outro, a dar um lugar um
ao outro, a não nos excluirmos um do outro".
Tudo isso em uma dinâmica eclesial de continuidade e
progresso, concretizada na diversidade de dons, carismas e estilos. Mas sem
esquecer que "no mais autêntico dos encontros, as identidades pessoais não
são eliminadas". A Vida Religiosa no continente diz estar convencida
"da necessidade de reforma", algo que se tornará realidade em
"um laboratório de encontro", onde a Igreja tem que descobrir que
está "comprometida com um novo modo relacional mais contextualizado,
encarnado na realidade, capaz de escutar e ressoar".
É uma questão de estabelecer, de ter a certeza de que,
"como Povo de Deus, somos chamados a trilhar novos caminhos". Isto só
"será possível com nossos olhos fixos em Jesus", convencidos de que
"este é o momento da escuta e do discernimento", lembrou a religiosa
colombiana, que concluiu dizendo que "como mulher, crente e consagrada,
proponho que optemos mais uma vez pelo Caminho para sair de toda nossa inércia,
que o percorramos juntos, que tecamos novos tecidos, que não tenhamos medo um
do outro e que não tenhamos medo das sombras desta história... A Páscoa nos
chama, nos convoca, nos mobiliza".
Com base nas intervenções anteriores e em todo o processo
vivido na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe nos últimos meses,
Mauricio López começou afirmando que "a sinodalidade é inerente ao ser da
Igreja", citando um dos documentos fundamentais para entender o que é uma
Igreja sinodal, a Comunhão Episcopal, que tanto insiste em escutar a Deus para
escutar o povo e para escutar o povo para entender o que Deus nos chama a
fazer.
"A sinodalidade não depende de nós, é uma experiência
de graça", que se baseia na escuta, na escuta de Deus que precisa da
colaboração humana para que possamos abraçar o grito do povo, e na escuta do
povo para compreender a vontade de Deus. O povo revela no sensus fidei o
pensamento de Deus. Isto é algo que se aprende em Filipenses, onde São Paulo
compreende sua vida a partir de Cristo, o que gera uma comunhão de sentimentos
e o mesmo amor no Senhor.
Mauricio López se referiu ao Statio Orbis do Papa Francisco
em 27 de março de 2020, o que nos fez ver que estamos no mesmo barco e somos
desafiados a remar juntos, não apenas para nos salvarmos, mas para escolhermos
o que é realmente importante. Naquele momento, ele denunciou duas doenças que
dificultam a sinodalidade, uma é a esclerose farisaica, que nos endurece, e a
outra a misofobia sinodal, o medo de me contaminar, típico dos essênios que
desprezavam aqueles que não pertenciam ao seu grupo, com a tentação da imposição
ideológica. Duas doenças que tornam impossível caminhar juntos.
Sobre o próximo Sínodo, ele refletiu sobre sua
bidimensionalidade baseada na universalidade e particularidade. Ao falar de
temporalidade, ele se referiu à tensão entre Kairos e chronos, e uma terceira
dimensão foi a reforma em andamento. É uma questão de entrar em tensão entre o
diálogo de fé e o sensus fidei. Finalmente, ele refletiu sobre as chaves
sinodais: a periferia é o centro, não perder o foco e a perspectiva de
transbordamento, elementos fundamentais que nunca podem ser deixados de lado.
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