quarta-feira, 9 de março de 2022

Dom José Altevir da Silva, CSSp, nomeado Bispo da Prelazia de Tefé


O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira 9 de março, Dom José Altevir da Silva, CSSp, novo bispo da Prelazia de Tefé (AM)Nascido em Ipixuna (AM), Diocese de Cruzeiro do Sul (AC), no dia 30 de setembro de 1962, estudou Filosofia em Manaus e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), em São Paulo, realizando seus votos perpétuos na Congregação do Espírito Santo em 18 de novembro de 1989.

 Após dois anos de estágio missionário na Nigéria, foi ordenado presbítero em 6 de dezembro de 1992, em Cruzeiro do Sul (AC). Dom Altevir realizou diferentes serviços na Congregação e na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde foi secretário executivo da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, sendo eleito provincial da Província Espiritana do Brasil em 2012, missão que desempenhou até ser nomeado bispo da Diocese de Cametá (PA) em 27 de setembro de 2017, recebendo a ordenação episcopal no dia 16 de dezembro de 2017, em Cametá, das mãos de Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, sendo os co-consagrantes Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp e Dom Frei Jesús María Cizaurre Berdonces, OAR, e tomou posse da diocese no mesmo dia. Seu lema episcopal é "Escuta, aprende e anuncia com alegria, esperança e caridade".



O Regional Norte 1 da CNBB publicou uma mensagem de acolhida ao novo bispo da Prelazia de Tefé, mostrando sua alegria diante da nomeação realizada pelo Papa Francisco.

Dom Altevir, segundo a mensagem, “já conhece a realidade amazônica, pois nasceu no Estado do Amazonas e está sendo transferido da Diocese de Cametá (PA)”. A presidência do Regional Norte1, em nome dos seus irmãos bispos, o acolhe “de coração e de braços abertos e lhe desejamos longo e fecundo ministério entre nós”. Finalmente, suplicam “à Santa Teresa D´Avila, padroeira da Prelazia de Tefé, que o conduza em sua nova missão como pastor desta Igreja particular”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário