domingo, 27 de março de 2022

Eleita Nova Presidência da CEAMA, Dom Leonardo primeiro vice-presidente


A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) reuniu-se em Assembleia Ordinária de modo presencial (em São Paulo), e virtual, nos dias 26 e 27 de março de 2022.

Segundo informam as Equipes de Comunicação da CEAMA e daRede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), os participantes refletiram sobre os progressos realizados nos últimos anos e os desafios enfrentados para avançar na implementação do Sínodo para a Amazônia através dos Núcleos Temáticos.

A Assembleia foi oportunidade para estudar o plano para a reforma dos Estatutos que contribuirá para o fortalecimento e consolidação da CEAMA, tendo como fundamento a sinodalidade e tudo o que tem sido vivenciado na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O propósito é prestar um serviço às jurisdições eclesiásticas da Pan-Amazônia.



Após a renúncia da Presidência, eleita na primeira Assembleia Ordinária da Conferência Eclesial em 29 de junho de 2020, formada pelo Cardeal Cláudio Hummes, Dom David Martínez de Aguirre Guinea, bispo do Vicariato de Puerto Maldonado (Peru) e Dom Eugênio Coter, bispo do Vicariato de Pando (Bolívia), foi eleita a nova presidência.

O novo presidente da CEAMA é o cardeal Pedro Barreto, arcebispo de Huancayo (Peru), atual presidente da REPAM. O primeiro vice-presidente será Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, sendo eleito segundo vice-presidente Maurício López, coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do Celam. Dom Eugenio Coter foi ratificado como representante dos bispos amazônicos na presidência da CEAMA.

O novo presidente agradeceu ao cardeal Hummes pelo trabalho desenvolvido desde 2014 na presidência da REPAM e da CEAMA, pedindo aos participantes da Assembleia para com a força do Espírito Santo continuar a caminhada, “com uma estratégia de encarnação no território amazônico na complementaridade entre a CEAMA e a REPAM nesta tarefa”. O cardeal Pedro Barreto insistiu na necessidade de que “os povos originários e as comunidades tradicionais da Amazônia se sintam refletidos como parte desta Igreja e na defesa da vida na Amazônia".



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1, com informações de CEAMA e REPAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário