sexta-feira, 8 de abril de 2022

Prelazia de Borba celebra Missa dos Santos Óleos: “Momento de unidade, de comunhão e participação”


Seguindo a tradição da Prelazia Apostólica de Borba, onde a Missa dos Santos Óleos acontece cada ano em forma de rodizio numa paróquia diferente, no dia 7 de abril de 2022 foi celebrada na paróquia São Joaquim e Sant´Ana da cidade de Autazes, com a participação do povo de Deus: clero, Vida Religiosa, lideranças leigas, seminaristas, acolhidos pelo bispo no início da celebração.

Se trata de uma celebração onde são abençoados os óleos “que vão ser usados durante o ano nos sacramentos, na unção do povo de Deus”, lembrou Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva. Também é uma celebração onde os sacerdotes renovam suas promessas, “eles renovam a missão, a obediência e o amor à Igreja”, destacou o bispo da Prelazia de Borba, que vê a Missa dos Santos Óleos como “um momento grandioso, bonito de unidade, de comunhão e participação”.

Dom Zenildo lembrou na homilia do Congresso Bíblico celebrado recentemente, “que motivou, animou e nos deu uma certeza, nós temos uma força que vem da Palavra, que deve ser anunciada, a Palavra que cria, recria, a Palavra de Deus que precisa ser celebrada”. Dentro da sinodalidade, presente na Igreja, também na Prelazia de Borba, o bispo a vê como aquilo que “nos faz irmãos e irmãs, que tem coragem de sentar um do lado do outro para escutar os apelos, as necessidades e as perspectivas pastorais daqui para frente”, uma Igreja que pensa que o caminho se faz juntos.



Uma Prelazia de Borba reunida pelo amor e pela fé, para viver um momento eclesial importante e bem visível. Chamada, segundo o bispo, a viver a sinodalidade a partir da Palavra, mas também a ficar com o essencial a partir da esperança, a encontrar rumos, estradas, caminhos, a levar a benção de Deus para a vida cotidiana.

À luz do capítulo 4 do Evangelho de Lucas, proclamado na celebração, Dom Zenildo chamou a tornar como próprio o projeto de vida de Jesus, no meio de tantos problemas e desafios, e a partir da Palavra realizar um anúncio profético, um anúncio da esperança, um anúncio que vai libertar e não manipular, e não escravizar. O bispo convidou a na Amazônia, no Rio Madeira e outros rios que fazem parte da Prelazia de Borba, “dar uma resposta eclesial, dar uma resposta de unção para esses problemas”.

O bispo da Prelazia de Borba chamou os padres a rezar com o povo e pelo povo, lembrando sua missão assumida “por amor à causa, por amor à Igreja, por amor ao povo”, como ungidos para curar os corações abatidos, as ovelhas feridas, machucadas, deprimidas. Uma cura que se faz pela escuta, pela atenção, pela oração. Finalmente, Dom Zenildo insistiu em que “não podemos abrir mão de uma Igreja ministerial, uma Igreja missionária, uma Igreja sinodal”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário