segunda-feira, 23 de maio de 2022

3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Manaus elege Nova Presidência


O Conselho Arquidiocesano de Leigos de Leigas da Arquidiocese de Manaus realizou sua 3ª Assembleia Geral Ordinária, no sábado (21/05) com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, Povo de Deus, no Caminho Sinodal”. Na pauta estava uma Análise de Conjuntura, A questão da Casa Comum, o CNLB sua missão e organização e a eleição da nova presidência.

Após oração inicial o arcebispo de Manaus falou sobre a importância do laicato e de sua presença na Igreja e na Sociedade. Dom Leonardo Steiner destacou o Documento 105 da CNBB – Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade e a cartilha Encantar a Política lançada pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB e parcerias.

Padre Geraldo Bendaham, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus animou o laicato presente para participar ativamente de todas as etapas da Assembleia Sinodal Arquidiocesana que está acontecendo e destacou a importância do laicato, em especial das leigas que doam suas vidas para ação pastoral, evangelizadora e missionária da Igreja.



A Análise de Conjuntura foi feita pelo jesuíta Adriano Luis Hahn do Serviço de Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES que destacou indicadores sociais e como está precária a questão do meio ambiente, em especial das queimadas, garimpo e pecuária extensiva. Também trouxe indicadores de como a pobreza e extrema pobreza aumentaram nos últimos 5 anos e desmistificou a narrativa do “perigo comunista” propagado na sociedade brasileira com dados dos números de parlamentares federais e de prefeituras que estão na média 80% com partidos de centro-direita, direita e extrema-direita, conta cerca de 20% com partidos de centro-esquerda, esquerda e extrema esquerda.

Na segunda parte da Análise de Conjuntura a professora da UFAM, jornalista Ivânia Vieira, trouxe um olhar mais regional e nos questionou sobre a defesa do modelo Zona Franca de Manaus, o avanço de políticas que atacam os povos originários e tradicionais no Amazonas, bem como a questão da influência da geopolítica internacional sobre a Amazônia. Ela também chamou atenção sobre qual espiritualidade estamos pregando, a de um Jesus Cristo encarnado na realidade do povo ou um Jesus Cristo da prosperidade e do pronto-socorro?



Patrícia Cabral, presidente do Conselho, lembrou da força que o laicato tem em potencial e que pode e deve ser desenvolvida, sendo preciso que cada leigo e leiga assuma sua missão de batizado e seja sal da terra nesse mundo.

Na parte da tarde, Mary Nelys do Sares Falou sobre a questão da Sinodalidade e aprofundou a questão da problemática socioambiental, lembrou da Encíclica Laudato si’ e a Exortação Pós-Sinodal Querida Amazônia, ambas do Papa Francisco.

O assessor do Conselho, Nilson Moreira, encerrou o momento de reflexão e formação com apresentação do CNLB, seu objetivo, missão e sua história na arquidiocese de Manaus, no Regional Norte 1 e em nível nacional. Além disso, Nilson apresentou inúmeras atividades, ações e participação do Conselho de Leigos e Leigas nos últimos anos, com destaque a presidente Patrícia Cabral presente em inúmeras ações do povo de Deus e também representando nossa Igreja em ações no meio da sociedade e campanhas públicas. 



Eleita nova presidencial do CALL

No último Triênio fizeram parte do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas (CALL), Patrícia Cabral (presidente), Adan Lopes (vice-presidente), Roberto Rivelino (secretário geral), Ivani Jacaúna (secretária adjunta), Ana Maria Soares (tesoureira geral) e José Ricardo Wendling (tesoureiro adjunto).

A Comissão Eleitoral apresentou a única chapa inscrita para eleição da nova presidência denominada Cristãos Leigos e Leigas da Igreja de Manaus em Missão e seu respectivo plano de trabalho. O Plano destacou revisão do Plano Trienal do Organismo, Ativação do Colégio Deliberativo, Presidência Colegiada, Criação de Comissões de Assessoria Permanente, Formação, Fé e Política, Comunicação e de Juventudes.

A Assembleia então aclamou a chapa que foi eleita para um triênio 2022 a 2025 e é comportar por:

·     - Presidente – Francisco Meireles da Equipe da Campanha da Fraternidade e Paróquia Divino Espírito Santo;

- Vice-Presidente – Mercy Soares da Equipe Economia de Francisco e Clara e da Paróquia São Bento;

- Secretária Geral – Maria Oswaldina Pinheiro da CPT Manaus;

- Secretária Adjunta – Andreza Weil da Equipe da Campanha da Fraternidade e Secretária do Setor Centro Histórico;

- Tesoureira Adjunta – Elisinete Santos da Equipe de Articulação do Laicato do Regional Norte 1 e das CEBs;

- Tesoureiro Adjunto – Edney Manauara da Pastoral da Comunicação e da Comunidade São Cristóvão do Santuário de Fátima.

Após a aclamação da nova presidência Ivani Jacaúna, Ana Maria e José Ricardo agradeceram pelo tempo em que serviram à Igreja no CALL nos últimos três anos e Francisco Meirelles em nome da presidência recém eleita também agradeceu a participação e presença de cerca de 40 lideranças laicais da Arquidiocese de Manaus presente na Assembleia. E por fim Nilson Moreira conduziu a oração final de agradecimento a Deus pela Assembleia realizada.



Por: Edney Manauara - Vice-coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Manaus e membro da Comissão Nacional de Comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNC/CNLB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário