domingo, 1 de maio de 2022

Dom Altevir: “Que Deus me conceda esta graça de amar este povo e em defesa da vida”


Um momento importante para a Prelazia de Tefé, assim vê Dom Leonardo Steiner a celebração da posse de Dom José Altevir da Silva que aconteceu na tarde do dia 1° de maio na Catedral de Santa Teresa d´Ávila. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco lembrou o arcebispo de Manaus, que agradeceu ao padre Mellon pelo tempo que esteve à frente da Prelazia, e saudou quem participava da celebração pelas diferentes transmissões, especialmente as comunidades ribeirinhas do interior, que são tantas.

Dom Leonardo vê o tempo atual como “um momento decisivo para a Igreja de Tefé, mas também para nossa Igreja da Amazônia”, pedindo para Dom Altevir que seja “esse pastor que acompanha cuida, e dê continuidade a essa trajetória tão bonita da nossa Igreja que está em Tefé”.

Depois do chanceler ler o decreto que nomeia Dom Altevir como novo bispo da Prelazia de Tefé, Dom Leonardo passou o báculo para o novo bispo da Prelazia e o conduziu à cátedra, de onde presidirá a Igreja particular de Tefé. O báculo, que em palavras do seu arcebispo, a Arquidiocese de Manaus está devolvendo à Prelazia de Tefé, é o báculo usado por Dom Sérgio Castriani, bispo da Prelazia de Tefé e mais tarde Arcebispo de Manaus, falecido em 2021, uma figura de grande importância para o povo da Prelazia de Tefé, segundo Dom Leonardo.



Na homilia, o novo bispo da Prelazia de Tefé, começou saudando os bispos e todos os que se encontravam na celebração, falando em primeiro lugar “dos leigos, das leigas, essa Igreja toda ministerial, essa Igreja Povo de Deus”, do superior geral da Congregação do Espírito Santo, chegado desde Roma. Também saudou as autoridades, lembrando que no dia anterior fez a “posse civil”, que definiu como um momento importante que abre portas e janelas na sociedade, promovendo o diálogo, e lutando juntos pelo bem comum, pelo bem do povo.

O novo bispo saudou os padres, diáconos da Prelazia, “os meus diretos colaboradores", também os religiosos, religiosas, os animadores de comunidade, ribeirinhas, indígenas, da cidade, pessoas com quem espera contar no dia a dia. Do mesmo modo cumprimentou a secretária do Regional Norte2 e os padres da Diocese de Cametá, onde até agora foi bispo.

Dom Altevir pediu a intercessão de São José Operário e de Santa Teresa, lembrando da posse canônica de Dom Mário Antônio em Cuiabá, acontecida na manhã deste 1º de maio, para quem pediu orações. Falando da posse, ele disse que não é posse da Prelazia, porque “a Prelazia é uma porção do povo de Deus, que pertence a Deus, não é posse de um cargo administrativo”, e sim posse do “oficio de pastor, do oficio do amor”, lembrando as palavras de Santo Agostinho que dizem que “apascentar é oficio de amor”, o que faz referência às palavras de Jesus a Pedro neste terceiro domingo da Páscoa.



Segundo o novo bispo de Tefé, “amor e missão são inseparáveis”, e junto com isso que apascentar é alimentar, se perguntando de que o povo tem fome, que além do alimento, é “fome por um bom atendimento no campo da saúde, fome por educação, fome por dignidade, por justiça social, fome do Deus da Vida”. Falando sobre a Eucaristia na Amazônia, que às vezes acontece uma vez por ano, disse que “é uma Eucaristia que fortalece aquele povo por longos e longos dias, que sabe repartir o pouco remédio que tem no meio da mata, a pouca farinha que tem”.

Na liturgia da Palavra disse encontrar alguns caminhos: a obediência a Deus, a convicção de que o amor e a missão são inseparáveis. O bispo recorreu três imagens do Evangelho do dia, a imagem do pastor, do agricultor e do pescador, que ajudam a compreender a missão.  

No início do seu ministério pastoral na Igreja de Tefé, Dom Altevir pediu a Deus que “aumente em nós o ardor missionário, para irmos ao encontro de todos os povos, respeitando as culturas, especialmente dos povos originários, povos indígenas, ribeirinhos e falar a todos de Jesus e sua encantadora mensagem”. O bispo insistiu na imagem de um Deus que “se aproxima de nós para renovar conosco sua aliança”, que nos pergunta: Tu me amas? Tu me amas mais do que estes?

Afirmando que a resposta tem que conduzir ao serviço mais radical: cuidar, alimentar, proteger, apaziguar as suas ovelhas sem medo dos lobos devoradores, afirmando que hoje existem muitos no Brasil, Dom Altevir pediu “que Deus me conceda esta graça de amar este povo e em defesa da vida dos povos, dos rios, da terra, da nossa casa comum, me entregar”.



No final da celebração diversas pessoas falaram em representação da Prelazia, mostrando a alegria e a festa que está vivendo a Prelazia de Tefé. Francisca Andrade, representando a coordenação de pastoral e os leigos; o superior geral da Congregação do Espírito Santo; Dom Fernando Barbosa, atual bispo de Palmares (PE) e predecessor de Dom Altevir, que lembrou a história da Prelazia marcada por uma história construída por muitos missionários; Dom Edson Damian, que como presidente, mostrou a alegria do Regional com a chegada do novo bispo, num momento em que a Igreja da Amazônia é chamada a pôr em prática as conclusões do Sínodo e fazer realidade uma Igreja com rosto amazônico, denunciando a realidade que vivem os povos indígenas e o povo do Brasil, que passa fome e vê recortados seus direitos.

A acolhida contou com as palavras do padre Mellon, administrador da Prelazia até a chegada do novo bispo, que destacou a importância de sermos uma Igreja sinodal e em comunhão, que marcou os meses da vacância. Também houve as palavras do representante da Diocese de Cametá e do Regional Norte2. Finalmente, Dom Altevir deu seu obrigado a todos de coração, antes de dar a benção de Deus, pedindo que Ele entre no coração, na casa dos ribeirinhos, de todas as pessoas, para que assim possamos viver com amor a missão que Ele nos confiou”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário