terça-feira, 23 de agosto de 2022

Caritas Alto Solimões promove Seminário “Ecologia integral, bem viver, sem lixo, sem luxo”


A Caritas da Diocese de Alto Solimões organizou em São Paulo de Olivença, no último final de semana, de 19 a 21 de agosto, um seminário, que teve como tema: “Ecologia integral, bem viver, sem lixo, sem luxo”. Os 35 participantes do encontro, das paróquias de Belém do Solimões, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins e São Paulo de Olivença, tiveram a oportunidade de tomar consciência da necessidade de um cuidado mais responsável da Casa Comum e de se organizar no campo da coleta seletiva, buscando aprofundar na temática da participação cidadã.

Seguindo as palavras do Papa Francisco, o tempo é agora, não podemos demorar mais no cuidado da nossa Casa Comum, do nosso Planeta. Isso tem que nos levar a uma vida austera, o cuidado da natureza, que toda a vida que nos circunda é o mais importante para poder garantir uma vida saudável para as presentes e futuras gerações.

Os organizadores do Seminário destacam a participação de pessoas que fazem parte da Associação de Catadores de São Paulo de Olivença, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e uma pessoa da Associação de Catadores de Tabatinga, com o apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).



Também foi destacado a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas e do Município, sendo criada uma mesa de diálogo para conhecer as políticas públicas que estão sendo realizadas desde o poder público e poder somar forças como sociedade civil.

Segundo a pesquisadora Valderice, “participar do Seminário, representando o grupo de pesquisa GECAAM, que dentre os trabalhos que vem realizando, temos os relacionados a problemática dos resíduos sólidos em Tabatinga, foi uma experiência muito importante, pois, possibilitou a troca de informações com participantes dos outros municípios do Alto Solimões”.

A assessora do encontro ressaltou que “durante o evento, foi possível compartilhar as experiências com os estudos sobre o que o município produz de resíduos, o perfil socioeconômico dos catadores, e o apoio aos catadores de materiais recicláveis no fortalecimento do grupo através da organização social, neste caso, em associação”.



A pesquisadora destaca que “a problemática dos resíduos é uma questão que ultrapassa a destinação incorreta que vem sendo realizada nas cidades, também há desigualdades e vulnerabilidades sociais, muitas pessoas dependem do material reciclável, e pelo não cumprimento da legislação, realizam suas atividades em condições inapropriadas nos lixões a céu aberto, sofrendo preconceito constantemente”.

Diante dessa realidade, ela insiste em que “ter a participação dos catadores no seminário, de São Paulo de Olivença e Tabatinga, com a Sherli representando a recém-criada associação de catadores de Tabatinga, tornou o encontro ainda melhor, porque não foi relatado por terceiros, os próprios atores que vivenciam a problemática diariamente, sensibilizaram com seus relatos, todos que estavam no evento”.

Finalmente, ela afirmou que “estes espaços coletivos de discussão são fundamentais, por tratar de forma macro os problemas que residem em todas as cidades, que é responsabilidade de todos nós, cidadãos. Voltamos mais motivados a cuidar juntos da casa comum!”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário