quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Deixar que a Palavra penetre em nossas vidas e seja instrumento que orienta nosso agir


Acreditamos em um Deus que se comunica, que se faz presente no meio de nós. Ao longo da história, Ele se comunicou com a humanidade a través de sua Palavra, que tem orientado, iluminado, marcado o caminho de seu povo.

A questão é até que ponto essa Palavra é importante na nossa vida, até que ponto ela conduz minha vida, a vida das nossas famílias, a vida da nossa sociedade, a vida da nossa Igreja. A Palavra de Deus é bem mais do que um texto escrito, a gente poderia dizer que é um texto vivo, que na medida em que ele é assumido, na medida que orienta nosso agir, ela vai renovando a vida.

Um Deus que foi comunicando o modo de alcançar a Terra Prometida, mesmo sabendo que Ele nem sempre era escutado. Mesmo assim, como nos ajuda a entender o Livro de Josué, que a Igreja católica tem proposto em 2022 como texto de estudo, a Palavra quer nos ajudar a perceber que Deus nunca deixa sem resposta nossa súplica confiante.

Ir ao encontro de Deus através dessa Palavra, que do mesmo modo que conduziu o Povo de Israel no deserto, continua nos guiando, nos respondendo, nos mostrando o caminho da plenitude, da Terra Prometida. Ele sempre está com a gente, mas também Ele nos mostra o modo de agir na medida em que o temos como nosso Deus.



Somos chamados a descobrir no meio de nós aqueles que são instrumentos de Deus, aqueles que Ele coloca no nosso meio para conduzir a história. Também entender que o que Deus coloca ao nosso dispor, não pode ser só para acapara-lo e sim para partilhá-lo, para viver a comunhão, para caminhar juntos, em harmonia, para ser instrumento de vida digna para todos e todas.

Uma Terra Prometida que tem que ser cuidada, um chamado que a gente vive no Tempo da Criação, que deu início no dia 1º de setembro e vai até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, aquele que nos marcou o caminho da ecologia integral, o caminho do cuidado das criaturas, de tudo aquilo que nosso Pai Criador colocou a dispor de todos e todas.

Não podemos esquecer o significado preeminente da Palavra na vida das comunidades, onde ela se torna aquela que aglutina a vida celebrativa da comunidade. Penso em muitas comunidades do interior, que cada domingo se encontram em volta da Palavra para partilhar a vida, mas também para iluminar essa vida desde a proposta de um Deus que sempre caminha com seu povo.

Que essa Palavra possa penetrar em nossas vidas, que nos transforme nos diferentes aspectos que fazem parte do nosso cotidiano, que faça de cada um, de cada uma de nós, pessoas comprometidas na construção de um mundo melhor para todos e todas, imagem daquele que constantemente se comunica. Será que vamos escutá-lo?



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Editorial Rário Rio Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário