sábado, 17 de setembro de 2022

Ir. Michele Silva: “Muitas vezes nós até nos sentimos minoria fazendo o bem”


Um convite “a entrarmos na dinâmica da construção de uma nova sociedade, pautada na justiça e no bem comum”, é o chamado da Liturgia da Palavra neste 25º Domingo do Tempo Comum, segundo a Ir. Michele Silva.

Comentando a parábola do administrador que aparece no Evangelho de Lucas, a religiosa afirma que “altera os números, que rouba em seu próprio benefício e essa atitude ainda é elogiada pelo seu senhor”. Ela reflete sobre “com quantas situações nós nos deparamos, com realidades em que as pessoas cometem fraudes, enganam e ainda são elogiadas pelos seus atos”, lembrando a frase do Evangelho que diz: “os filhos das trevas são mais espertos e inteligentes dos que os filhos da luz”.

Segundo a Ir. Michele, “muitas vezes nós até nos sentimos minoria fazendo o bem, lutando pela justiça, querendo o bem comum, mas esse é o ensinamento que Jesus nos deu, quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes”. Diante disso, ela enfatiza que “nós não podemos nos esquecer a profecia, a luta pela justiça!

No Salmo, a religiosa destaca que “o salmista louva o Senhor que cuida, que ama os pobres”, afirmando que “como cristãs e cristãos, essa deve ser a nossa opção de vida, lutar pela justiça, e por aqueles que são mais vulneráveis”.

 


Em relação com a realidade social atual, a Ir. Michele denuncia “quantas pessoas estão vivendo na miséria, passando fome, são violentadas, enquanto nós presenciamos cenas de desgoverno, que não valorizam a vida. Nós não podemos ficar indiferentes diante destas realidades, como mulheres, como homens cristãos e cristãs, temos que lutar pela justiça, pelo bem comum, e criar uma mentalidade mais crítica diante da realidade”. 

Junto com isso, ela insiste em que “nós não podemos ser indiferentes ao que acontece ao nosso redor, inclusive na dimensão da política, temos que ter posicionamento, lutar pela justiça e pelo bem comum”. Algo que nasce da Palavra de Deus, pois “e Evangelho nos provoca a uma ação diferente, e esse deve ser o nosso gesto concreto neste tempo em que vivemos, nessa realidade. Nós não podemos deixar de denunciar e anunciar o Reino de Deus, o reino da justiça, da igualdade, da sororidade e do amor, onde todos e todas tenham os mesmos direitos e igualdade”, enfatiza a religiosa.

A Ir. Michele ressalta que “nenhuma pessoa que faz gestos de corrupção pode achar que é melhor do que os outros, ou que pode se beneficiar por um tempo, mas a justiça sempre prevalece”. Segundo ela, “esse deve ser o nosso ideal como cristãs, como pessoas que pensam diferente e que lutam por uma nova sociedade”. 

Finalmente, a religiosa convida na próxima semana, que “nós possamos nos sentir iluminadas e fortalecidas por esta palavra e também possamos transformar a vida que clama ao nosso redor”. Para isso deseja “a todas e todos que tenham uma abençoada semana e que possamos levar a Palavra de Deus para transformar os corações e as mentes, especialmente daqueles que não querem se abrir para um novo caminho da justiça”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário