quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Juntos somos mais e chegamos mais longe


Na Igreja católica hoje se fala muito de sinodalidade, mas na verdade esse caminhar junto é uma preocupação presente há muito tempo. No Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil essa sinodalidade se faz presente nas assembleias do Regional, que acontece pela 49ª vez de 19 a 22 de setembro na Maromba de Manaus.

As Assembleias do Regional Norte1, onde participam os bispos, padres, representantes da Vida Religiosa, do laicato e dos povos indígenas, são momentos em que se concretiza uma Igreja de comunhão, participação e missão, temática presente no Sínodo sobre a Sinodalidade que está acontecendo na Igreja e que vai ter sua assembleia sinodal em 2023.

A 49ª Assembleia Regional Norte1 analisou a realidade sociopolítica e eclesial como elementos que ajuda a encontrar o caminho a seguir. Uma caminhada que se concretiza na vida das dioceses e prelazias, mas também das pastorais e movimentos, que tem apresentado os elementos presentes na vida cotidiana ao longo dos últimos 12 meses.

A orientação dessa caminhada está nas Diretrizes para a Ação Evangelizadora do Regional, alimentadas pela vida pastoral, e no último ano de modo especial pela comemoração dos 50 anos do Encontro de Santarém, que foi motivação do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal que aconteceu em Santarém no mês de junho de 2022.



Assumir que juntos somos mais e chegamos mais longe é um desafio na vida da Igreja. O conhecimento mútuo, a caminhada conjunta, ajuda a superar esses desafios. Daí a importância da Assembleia Regional, expressão de uma Igreja sinodal onde todos são chamados a estar à escuta de todos e todos à escuta do Espírito Santo, que se faz presente em todos os batizados e batizadas.

A Assembleia Regional, onde são escutadas as vozes chegadas das várias igrejas particulares que fazem parte do Regional Norte1, as vozes nascidas dos diferentes ministérios presentes na vida da Igreja, representa um elemento fundamental na vida de uma Igreja que na Amazônia quer assumir uma evangelização libertadora que parte da encarnação na realidade.

Como assumir a necessidade de caminhar juntos nos diferentes espaços da Igreja, mas também da sociedade? Quais os passos a serem dados para sermos presença do Deus da vida em meio a uma sociedade que cada vez precisa mais de sua presença e de sua luz? Como fomentar o diálogo, a fraternidade, a sororidade na Igreja e na sociedade? Como superar visões individualistas da realidade e da fé que nos distanciam daqueles que deveriam ser vistos como companheiros e companheiras na caminhada?

É tempo de construir juntos, de entender as dinâmicas que nos ajudam a descobrir os fundamentos da nossa vida e da nossa fé. Não duvidemos que isso nos enriquece e nos aproxima dos outros, mas também de um Deus que é comunidade e que nos chama a ver nos outros a presença de um irmão, de uma irmã, e não de um inimigo.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Editorial Rádio Rio Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário