sábado, 24 de setembro de 2022

São Gabriel da Cachoeira: Protagonismo Juvenil caminho para superar dificuldades do cotidiano


Trabalhar em rede se torna um desafio cada vez mais urgente, uma rede que liga a Igreja com outras instituições que fazem parte da sociedade. Uma importância redobrada quando isso ajuda a construir o futuro, quando estamos diante de um trabalho com os mais jovens.

Nessa perspectiva pode ser entendido o encontro realizado em São Gabriel da Cachoeira nesta sexta-feira 23 de setembro. Organizado pela Secretária Estadual de Educação, a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, em parceria com o Centro Juvenil Salesiano e a Fazenda da Esperança, foi abordado o tema do Protagonismo Juvenil.



Os participantes foram adolescentes e jovens das escolas Dom Miguel Alagna, Dom João Marchesi, CETTI, e Colégio São Gabriel. Ao longo do encontro, os adolescentes e jovens apresentaram a realidade vivenciada no seu cotidiano: ausência dos pais no processo educacional, falta de políticas públicas para os jovens, necessidade de cuidado da saúde mental, abuso sexual, uso de álcool e outras drogas, exploração sexual, homofobia, xenofobia, feminicídio, dentre outras situações presentes no seu dia a dia.

Trata-se de demandas, mas também de sonhos de uma vida digna com direito a diversidade, estudo de qualidade, respeito, um mundo melhor. Sonhos que na medida em que são conhecidos pelos outros, se tornam possibilidades reais. Sonhos que se sonhando juntos deixam de ser ilusão e se tornam sinal de solução.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Informações Ir. Cidinha Fernandes e Pe. Maurício Sete

Nenhum comentário:

Postar um comentário