sábado, 19 de novembro de 2022

Verônica Rubi: “Não é só falar do Amor de Deus, é viver Nele muitas vezes sem dizer uma palavra”


No domingo de Jesus Cristo, Rei do Universo, em que a Igreja do Brasil comemora o Dia dos cristãos leigos e leigas, e que inicia o Terceiro Ano Vocacional no Brasil, com o tema: “Vocação: Graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, as palavras de Jesus na passagem do Evangelho de Lucas: “ainda hoje estarás comigo no Paraiso”, é uma “preciosa afirmação que nos enche de esperança e nos permite celebrar esta Festa de Cristo Rei do Universo”, segundo Verônica Rubi.

A missionária leiga na Diocese de Alto Solimões destaca que “com olhos humanos, o momento da cruz, não passa de uma condena, do fim de uma etapa”. Ela insiste em que “os olhos humanos e o coração de pedra podem fazer acreditar que a morte é solução para acabar com alguém que incomoda”.

Uma realidade ainda presente, pois “o ódio provoca essa intolerância visceral, que não é só do tempo de Jesus, lamentavelmente no Brasil deste tempo também o percebemos”. Daí Verónica pergunta: “Quantas situações hoje em dia são provocadas pelo ódio? Quantas mortes são efetuadas para desaparecer, silenciar, eliminar alguém?”. Ela responde que “igual que aconteceu com Jesus... Cuidado com o ódio que se instala em nossas vidas! Ele nos cega e nos faz justificar qualquer opressão”.



A missionária relata que “em Jesus o ódio não tem lugar, ele que desde um olhar humano tinha motivos para o ressentimento, por tudo o sofrimento experimentado, só teve mansidão e palavras de misericórdia ‘ainda hoje estarás comigo no paraíso’”. Frente a isso destaca que “o Amor vence o ódio, sabemos que o ódio é forte mais o Amor sempre é maior. O Amor venceu a morte, ela já não tem a última palavra, Jesus com sua morte e ressurreição nos deu a Vida Eterna, este é o grande presente, esta é a Boa Nova... Jesus Ressuscitou!”.

Algo que leva a proclamar: “Jesus Cristo Rei do Universo, Senhor de tudo o criado, Cabeça do corpo que é a Igreja, Messias anunciado, Filho amado de Deus. Ele é o nosso Mestre e Senhor, Nele estamos chamadas e chamados a pôr toda nossa atenção para aprender a viver em Seu Amor”.

Isso porque “o Reino de Deus não fracassou com a morte em cruz, pelo contrário, com a força do Espírito Santo continua a espalhar-se até os confins da terra”, segundo a missionária. Ela faz ver que “esta é a missão de todos os batizados, especialmente dos cristãos leigos e leigas, levar o Amor de Deus a nossos lugares de trabalho, ao convívio de nossas famílias, as situações da rua, do trânsito, do mercado, das redes sociais. Não é só falar do Amor de Deus, é viver Nele muitas vezes sem dizer uma palavra”.

Finalmente, Verônica pede “que nesta Festa de Jesus Cristo Rei do Universo reconheçamos a força do Amor de Deus em nossas vidas e tenhamos a coragem de viver nele com todos e todas”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

3 comentários:

  1. Parabéns linda frase não é só falar do amor de Deus é viver nele muitas vezes sem dizer uma palavra 👏👏👏👏👏👏👏👏🌹🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Belo testemunho vocacional mostrando que a vida sempre é mais forte que a morte!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse tema ...
    Jesus Cristo e nosso verdadeiro salvador..

    ResponderExcluir