A dor do
Povo Yanomami vem dilacerando a vida de um dos povos mais numerosos e sofridos
da Amazônia brasileira. As cenas reveladas nos últimos dias são um episódio
mais de uma série de fatos que mostram as consequências dos abusos cometidos
nos últimos séculos contra os povos originários no Brasil.
Na história
do Povo Yanomami, uma de suas grandes defensoras nas últimas décadas tem sido a
Igreja católica, especialmente através dos missionários e missionárias da
Consolata, que desde 1965 assumiram a missão Catrimani, um exemplo daquilo que
hoje, especialmente depois do Sínodo para a Amazônia é conhecido como
evangelização intercultural. Do mesmo modo, os Yanomami que habitam na Diocese
de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, têm contado com o apoio e
defesa dos salesianos e salesianas.
Na missão
Catrimani, um bem e um dom para a Igreja de Roraima, se fez realidade um modelo
de missão fundado sobre o respeito e o diálogo resultando em ações concretas em
defesa da vida, da cultura, do território e da floresta, a Casa Comum. Uma
missão fundamentada no silêncio e no diálogo gerando laços de amizade e
alianças na ótica do bem viver. Uma missão que ao completar 20 anos levou o
então Bispo, Dom Aldo Mongiano, a dizer que “É privilégio ter os Yanomami”.
A defesa do
Povo Yanomami tem sido uma prioridade para os últimos Bispos da Diocese de
Roraima, levando essa Igreja local a se posicionar. Dom Roque Paloschi, Bispo
da Diocese de Roraima de 2005 a 2015, afirmou na introdução ao Livro “O
Encontro”, que relata memórias da Missão Catrimani, que “encontrar e conhecer
os Yanomami têm sido um caminho extraordinário, um bem e privilégio para a
Igreja de Roraima”.
Uma missão
que “é o antídoto contra as violências que os Yanomami sofriam na época e ainda
sofrem”. Um modo de anunciar o Evangelho que tinha como fundamento “a ideia de
que os índios não precisam ser modificados”, segundo Dom Roque, que insistia em
que “as sociedades ameríndias, assim como qualquer outra sociedade, devem ser
compreendidas e respeitadas nas suas diferenças”. De fato, Dom Servilio Conti, bispo
na época, buscou com a missão Catrimani, “conhecer aquele povo, amá-lo e com
ele viver”.
O convívio
com os yanomami ajudou a Igreja de Roraima a descobrir que é “necessário
entender, aprender a ver o mundo com os olhos do outro”, afirmou o Presidente
do Conselho Indigenista Missionário. Segundo ele, “os missionários fundiram e,
de certa forma, subordinaram os destinos da missão ao destino dos Yanomami,
colocaram-se ao lado dos Yanomami e a serviço de um projeto de vida voltado à
dignidade e autodeterminação desse povo”, um caminho nem sempre fácil, que os
levou a serem expulsos em 1987 por 18 meses.
Já em 2017,
quando foi publicado o livro, Dom Roque Paloschi denunciava a ameaça do garimpo
na Terra Yanomami: “atualmente, as invasões e depredações das suas terras
continuam, com a constante presença de garimpeiros e a pesca predatória. Os
indígenas denunciam, mas permanece a impunidade”. Ele fazia um apelo para as
parcerias e as redes para “a luta contra os ‘dragões mortíferos’ da vida”.
Na mesma linha se manifestou o último Bispo da Diocese de Roraima, atual Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, em 23 de abril de 2022, destacando que na história da Igreja de Roraima, “a causa da vida dos povos indígenas foi assumida como anúncio da dignidade humana e, por vezes, com denúncia daquilo que negava o Evangelho e os direitos humanos”.
O 2º
Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil denunciava que “nos
últimos 3 anos, o dragão devorador da mineração tomou força novamente e avança
com toda ferocidade e poder das organizações criminosas sobre a Terra Yanomami”,
lembrando os constantes ataques, crimes e mortes provocadas pelo garimpo. Algo
que denunciava como “uma vergonha para nosso país e fazem o nosso coração
sentir o sofrimento e a morte que os Yanomami e a natureza estão vivendo”.
Dom Mário
Antônio denunciou “a omissão e a responsabilidade do Governo Federal, que ao
invés de cumprir seu papel constitucional na defesa dos povos indígenas e de
suas terras, patrimônio da União, incentiva as invasões e coloca na pauta do
Congresso Nacional o projeto de lei, que legaliza a mineração em terras
indígenas”, enumerando as graves consequências disso. Diante dessa realidade, ele convidou a se
unir na defesa e na garantia da vida e do território do povo Yanomami, a não
compactuar com a mineração nas terras indígenas, a defender e cuidar da casa
comum.
O atual
administrador diocesano, Padre Lúcio Nicoletto, denunciou essa realidade na Visita
ad Limina do Regional Norte1 da CNBB ao Papa Francisco em junho de 2022, lhe
entregando uma tela de um artista local onde aparecia o garimpo avançando e
destruindo o Corpo do Yanomami, querendo assim denunciar as consequências do
avanço do garimpo na Terra Yanomami. Essa foi mais uma denúncia de tantas realizadas
nas últimas décadas, especialmente nos últimos anos, pela Igreja de Roraima,
levando ao Santo Padre uma expressão do drama dos yanomami em relação à
destruição da sua vida.
Uma Igreja
que no dia 21 de janeiro de 2023 expressou “a nossa solidariedade ao Povo
Yanomami e o nosso repúdio ao genocídio, envolvendo pelo menos 570 crianças, devido
ao caos instalado nos últimos anos quanto à desassistência na saúde indígena,
alto índice de malária, desnutrição e contaminação por mercúrio, provocados
pelo garimpo ilegal na Terra Indígena no período do (des)governo anterior e sua
necropolítica”. Dizendo apoiar as medidas do governo federal, esperam “medidas
que venham solucionar esta situação, como a retirada do garimpo daquelas
terras, sempre na defesa e promoção da vida”. Mais um exemplo de uma profecia
iniciada muito tempos atrás e que a Igreja de Roraima não quer deixar morrer.
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