sábado, 25 de fevereiro de 2023

1º Domingo da Quaresma: “Os planos de Deus não passam pelo egoísmo, mas pela partilha”

 


No Primeiro Domingo da Quaresma “somos chamados a nos preparamos para a Páscoa de Jesus e a melhor maneira e a reflexão, oração e a caridade”, afirma Conceição Silva. Segundo a membro das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus, “não chegaremos a uma conversão completa se não nos convertemos”. Para isso, “temos que olhar para o homem e o mundo como Jesus olhou, é todo um processo de mudança de mentalidade”, ressalta.

Comentando o Evangelho, Conceição destaca que através da sua leitura, “Jesus nos dá uma catequese de como deveríamos ser como cristãos”. O texto nos mostra que “ao ser tentado no deserto, Ele  recusou o materialismo, o poder, o êxito fácil, pois os planos de Deus não passam pelo egoísmo, mas pela partilha, não passam pelo autoritarismo, mas pelo serviço, não passa por manifestações espetaculares, mas por uma proposta de vida plena com simplicidade e amor”.

Olhando para nossa realidade, ela disse que “estamos passando por tempos difíceis como a fome, os desastres naturais, chuvas, alagamentos, terremotos, e sabemos que o ser humano por ganância e poder é o principal responsável pelas desgraças no mundo. E não somente nesses momentos, mas no dia a dia através da preguiça, desobediência, mentira, palavrões, inveja, orgulho, fofoca, roubo, drogas, enfim”.

Diante dessa realidade, Conceição insiste em que “apesar de tudo temos uma arma para vencer essas tentações, que é a palavra de Deus. Foi ela quem venceu satanás. O amor que Deus tem por nós é sempre transformador, nos humaniza. Por isso devemos ser animadores em nossas comunidades fazendo a leitura da Palavra, participando das campanhas da Igreja em prol da vida, principalmente fazendo ações de caridade e amor ao próximo”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário