quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Mensagem de Dom Altevir para a Quaresma: “Aproveitemos esse tempo como tempo da graça do Senhor!”


Lembrando que “a Igreja nos convida a trilhar mais uma vez o caminho quaresmal, com os olhos fixos na Páscoa do Senhor”, inicia Dom José Altevir da Silva sua Mensagem ao Povo da Prelazia de Tefé com motivo da Quaresma 2023. O Bispo prossegue dizendo que “Ele que, após passar pela cruz e pela morte, ressuscitou dos mortos e agora vive eternamente”.

A Quaresma não tem fim em si mesma, ela aponta para a Páscoa do Senhor! Ela é para nós uma espécie de retiro espiritual, afinal o recolhimento, o silêncio, a meditação, o jejum, a oração, as obras de misericórdia, a solidariedade e a penitência favorecem nossa busca pela conversão”, segundo Dom Altevir que lembra o texto da liturgia da Quarta-feira de Cinzas: “Rasgai o coração e não as vestes” (Jl 2, 13).

O Bispo da Prelazia de Tefé faz um convite a que “aproveitemos esse tempo como tempo da graça do Senhor!”, citando o texto dos Atos dos Apóstolos: “Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados” (At 3,19). Junto com isso, ele faz um chamado a “manter vivas e atualizadas as práticas quaresmais já consagradas: o jejum, a esmola e a oração”.

Dom Altevir cita uma das mensagens do Papa Francisco para a Quaresma, onde vê essas práticas quaresmais como “as condições para a nossa conversão e sua expressão. O caminho da pobreza e da privação (o jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa”.



Lembrando que neste ano a Quaresma começa no dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e terminará no dia 06 de abril, Quinta-feira Santa, Dom Altevir disse que nesse tempo “os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que Ele suportou na Cruz”.

Dom Altevir explica que a cor roxa usada na Quaresma simboliza tristeza e dor. Também lembra que nas celebrações se omite o Glória, evita-se cantos com o aleluia, excesso de instrumentos nas celebrações, sobriedade na ornamentação da Igreja. Junto com isso, ele faz ver que “devemos ter muita oração, perseverança na busca da conversão e na prática da caridade, durante os 40 dias da Quaresma”. Ele explica o sentido do número 40 na Bíblia, colocando alguns exemplos disso.

Em relação à Campanha da Fraternidade, ele a define como “um verdadeiro instrumento de oração, misericórdia, partilha e conversão”, lembrando que em 2023 o tema é: “Fraternidade e Fome”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Uma campanha que busca “Sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”. Por isso, Dom Altevir insiste em que “tudo isto nos ajuda a bem viver uma verdadeira quaresma”. 

Finalmente, o Bispo da Prelazia de Tefé pede: “Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida”. Ele deseja uma “Boa vivência quaresmal para todos!”, e implora que “Deus abençoe nossa amada Prelazia de Tefé!”


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário