sábado, 11 de março de 2023

3º Domingo da Quaresma: “Com a Samaritana, Jesus rompeu com as barreiras existências”


Nesta semana que fazemos memória do Dia Internacional da Mulher, Nazaré Silva lembra das palavras do Papa Francisco na Querida Amazônia, “ao chamar atenção para a força e dom das mulheres”, dizendo “sonhar com uma igreja sinodal, que reconheça a mulher e o seu papel central nas comunidades”.

Segundo a jovem, “em tempos de violência e intolerâncias, é importante destacar o diálogo de Jesus com a Samaritana, que rompeu com as barreiras existenciais daquela época.  Neste domingo, a liturgia do 3º Domingo da Quaresma, nos deixar um questionamento: “tem sede de quê? Temos sede de justiça? De igualdade?”.

Nazaré destaca que “somos convidados e convidadas, a viver a Campanha da Fraternidade, que tem por tema fraternidade em fome com o Lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16)”. Daí ela destaca que “somos incentivados que em nossas comunidades a assumir suas responsabilidades, linha assistencial, promocional e social”.

“Assim como Jesus, no encontro com a Samaritana, na sociedade encontramos muitas pessoas que estão sozinhas e cansadas, necessitados de água”, segundo Nazaré. Ela ressalta que “logo, ao nos colocar a serviço da escuta com o Mestre, poderemos olhar para o outro e se compadecer e conseguiremos questionar as estruturas injustas da sociedade”.

Por isso, ela pede que “sejamos luzes, sejamos agua para todos os que encontra-se sozinho e cansados”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


Nenhum comentário:

Postar um comentário