quinta-feira, 30 de março de 2023

Novo Plano Diocesano de Pastoral 2023-2027 na Diocese de Coari: Instrumento de evangelização integral

A Diocese de Coari acaba de dar a conhecer seu novo Plano de Pastoral 2023-2027, um fruto das Assembleias Diocesanas de Pastoral realizadas em 2021 e 2022. O novo plano tem como finalidade a evangelização integral.

O documento foi promulgado por Dom Marcos Piatek, no dia 19 de março de 2023, na solenidade de São José, Padroeiro da Igreja Universal, e foi entregue ao clero da Diocese de Coari na celebração da Missa dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais, realizada em 29 de março na cidade de Manacapuru. No dia 09 de abril de 2023, o novo Plano Diocesano de Pastoral chegará às paroquias da diocese. 

O Plano Pastoral leva em consideração o ensinamento do Papa Francisco na Exortação Pós Sinodal Querida Amazônia, as orientações das Diretrizes Gerais da CNBB  (DGAE 2019-2023), as reflexões contidas no Documento de Santarém 50 anos – 1972-2022, as pistas pastorais das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Norte 1 da CNBB 2022-2024 e, sobretudo a especificidade da Diocese de Coari, segundo Dom Marcos Piatek.



O Bispo da Diocese de Coari insistiu em que “o novo plano pastoral foi elaborado com o intuito de ser um referencial para o planejamento e ação pastoral em nossa Igreja Particular. É fruto daquilo que foi escutado, refletido, rezado, partilhado, discernido e aprovado”.

O Plano Diocesano de Pastoral 2023-2027 da Diocese de Coari está dividido em seis capítulos, precedidos da Apresentação e a Introdução. No primeiro capitulo é abordada a questão das Comunidades Eclesiais Missionárias na Diocese de Coari; o capítulo segundo reflete sobre a Diocese de Coari, uma Igreja discípula missionária; no terceiro momento é apresenta a Diocese de Coari como uma Igreja discípula da Palavra; o capítulo quarto aborda a questão da Diocese de Coari, uma Igreja servidora e defensora da vida; no quinto capítulo, a Diocese de Coari, uma Igreja irmã da criação; e finalmente, o último capítulo aborda a questão da Diocese de Coari uma Igreja celebrante e contemplativa. O texto é encerrado com as Considerações Finais.

Segundo Dom Marcos Piatek, “agora temos a tarefa de realizar o que decidimos e planejamos”. Para isso, o Bispo da Diocese de Coari pede “que a Santíssima Trindade nos inspire e acompanhe na nossa missão de anunciar e testemunhar a Boa Nova do Reino de Deus no meio da nossa diocese”.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


Nenhum comentário:

Postar um comentário