domingo, 23 de abril de 2023

Dom Leonardo: “Sermos uma Igreja capaz de inserir-se na conversa daqueles que caminham”


Lembrando que Páscoa significa “passagem”, iniciou Dom Leonardo Steiner seu comentário às leituras do III Domingo da Páscoa. Páscoa que é “a passagem de Jesus e nossa pelo deserto da solidão e da morte. Não pertencemos mais à morte. Foi-nos oferecida a vida. Esperamos participar definitivamente da vitória sobre a morte; triunfo manifestado, visibilizado na ressurreição de Jesus”, insistiu o arcebispo de Manaus citando Santo Agostinho.

O cardeal Steiner mostra que neste domingo “o evangelho de hoje nos apresenta os discípulos de Emaús”, recordando que “no domingo passado meditávamos a ausência de Jesus pela sua morte conduz os discípulos a refugiarem-se no medo; eles deixam-se tomar pela escuridão da perda, da morte. Jesus se releva, se manifesta e deseja a paz”.

Comentando o relato evangélico, Dom Leonardo disse que “hoje, São Lucas nos faz ver dois discípulos caminhando desanimados e desiludidos para a cidade de Emaús. Saem do medo, da prisão domiciliar, do esconderijo e põem-se a caminhar. No caminhar dos discípulos pode-se perceber a dispersão dos discípulos”. Uma situação que provoca perguntas: “e agora? para onde?”, o que já tem uma resposta: “para outro lugar. Abandonam Jerusalém e tomam a estrada para Emaús. Os discípulos abandonam a Jerusalém, a cidade do temor de Deus, a cidade da perfeição; outros a chamam de cidade da paz. Abandonam, desiludidos a cidade que era a fonte da salvação e caminham para outra fonte: Emaús. Emaús quer dizer ‘águas quentes, riacho quente’. No desconforto da perda, no “des-vislumbre” de um horizonte destruído, voltam-se para as águas quentes”.

Dom Leonardo faz ver que “os dois discípulos escapam de Jerusalém. Eles se afastam da ‘nudez’ de Deus. Estão escandalizados com o fracasso de Jesus que consideravam o Messias. Nele haviam esperado, acreditado e que agora aparece irremediavelmente derrotado, humilhado, morto. Passados os três dias, no recontar de alguns, Ele teria ressuscitado. Mas eles abandonam Jerusalém que Papa Francisco chama lugar das nossas fontes”.



Frente ao pedido de Jesus de permanecer na cidade, o cardeal Steiner afirma que “eles decidem partir revolvendo no coração os sonhos, as desilusões, a esperança desfeita”. Uma atitude que ele vê presente em nós: “são as nossas desilusões, nossos fracassos, as nossas mortes que não suficientemente confrontadas ou iluminadas com a morte e a ressurreição de Jesus. Até aprendemos na catequese que Jesus nos salvou, nos redimiu e que ressuscitando dos mortos nos alcançou a eternidade; mas diante da dureza do acontecer dos nossos dias, no desfazer as figuras que temos de Deus, na fé não amadurecida, também nós deixamos o lugar das nossas fontes e buscamos outras fontes, outros lugares distantes de Jesus. Cedemos ao desencanto, ao desânimo, às lamentações; trabalhamos duro e, às vezes, nos parece acabar derrotados. Então apodera-se de nós o sentimento de derrota, a sensação de uma estação perdida”, afirma, citando o Papa Francisco na JMJ-2013.

Ele faz ver que “até procuramos outras igrejas onde são anunciados milagres e curas. Não conseguimos permanecer na espera da fé. Saímos de Jerusalém e buscamos outros lugares, outros caminhos, pois pensamos que a nossa igreja, a nossa comunidade nada mais tem a oferecer. Preferimos caminhar sozinhos sem o incômodo de termos que esperar o tempo da manifestação de Jesus”.

Continuando com a análise do relato, Dom Leonardo mostra que “no conversar e discutir, o próprio Jesus se aproxima e começa a caminhar com eles”, insistindo em que “os discípulos, porém, ‘estavam como que cegos, e não o reconheceram’. Na inquietação, a desesperança, no não saber, na cegueira do caminhar Jesus se faz caminho; reflexão, revelação”. O cardeal repara na pergunta de Jesus: “O que ides conversando pelo caminho? O caminho que vocês estão fazendo qual é? Não o caminho de Emaús, mas o caminho da dor, do horizonte perdido; qual é?”.

Fazendo ver que esse é “o caminho de compreender a perda do Reino”, Dom Leonardo insiste em que “eles começam a abrir o coração e manifestar tudo o que haviam sonhado e perdido: ‘Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aconteceu nestes últimos dias?”, uma pergunta que encontra outra pergunta em Jesus: “O que foi?”, diante da qual os discípulos responderam: “o que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.



Com as palavras dos discípulos nas que eles dizem que “a Ele ninguém viu”, Dom Leonardo disse que “não era pouco o motivo de terem abandonado Jerusalém e buscarem outro lugar para viver. Haviam perdido a casa, o lugar que o Nazareno lhes havia oferecido. Eles o perderam”. Segundo o cardeal Steiner, “na discussão, na tentativa de compreender, na busca que fazem Jesus está presente. Jesus caminha com eles. Pergunta, ouve a angústia e a decepção. Somente depois inicia, enquanto caminha, a desvendar os segredos da decepção e do desconforto da perda. Jesus entra no entardecer, na noite dos discípulos. Porque caminha com eles, os escuta, e inicia o processo de uma verdadeira iniciação à Boa Nova, de como as profecias foram realizadas, eles chegam à revelação, isto é, eles abrem os olhos. Percebem que os diálogos, as palavras, os silêncios repercutiam a presença do Messias”.

Dom Leonardo questiona se “talvez, nos falte a ousadia de entrarmos na noite e na solidão das pessoas de hoje. Fazer um caminho com eles. Precisamos ser capazes de encontrar esses homens e essas mulheres que caminham e fazer caminho com eles. Sermos uma Igreja capaz de inserir-se na sua conversa”. E junto com isso, “uma Igreja que saiba dialogar com aqueles discípulos, que, fugindo de Jerusalém, vagam sem meta, sozinhos, com o seu próprio desencanto, com a desilusão de um cristianismo considerado hoje um terreno estéril, infecundo, incapaz de gerar sentido”, em palavras do Papa Francisco.

Talvez tenhamos respostas para a infância do homem, mas não para a sua idade adulta. O fato é que hoje há muitos que são como os dois discípulos de Emaús; e não apenas aqueles que buscam respostas nos novos e difusos grupos religiosos, mas também aqueles que parecem já viver sem Deus tanto em teoria como na prática. Perante esta situação, o que fazer?”, disse Dom Leonardo, citando de novo o Papa Francisco, na JMJ 2013.

O Papa Francisco disse na JMJ 2013, que diante da realidade das pessoas de hoje que precisamos como Igreja ser “capazes de fazer companhia, de ir para além da simples escuta; uma Igreja, que  acompanha o caminho pondo-se em viagem com as pessoas; uma Igreja capaz de decifrar a noite contida na fuga de tantos irmãos e irmãs de Jerusalém; uma Igreja que se dê conta de como as razões, pelas quais há pessoas que se afastam, contém já em si mesmas também as razões para um possível retorno, mas é necessário saber ler a totalidade com coragem. Jesus deu calor ao coração dos discípulos de Emaús”.



Segundo o arcebispo de Manaus, citando o texto, diz que “os discípulos buscam um abrigo para a noite de suas existências”. Ele insiste em que “apesar de não o verem, o reconhecerem, desejam permanecer com ele como no primeiro chamado. Não desejavam perder mais uma vez alguém eu os ensinava e fazia ver a beleza e a realização das Escrituras. Fica conosco!”. Esse fica conosco Senhor! “é mais uma súplica que um convite. Fica conosco enquanto caminhamos; fica conosco nas dores, nas contradições, na saudade de quem partiu; fica conosco e mostra-nos o caminho que salva, que transforma; fica conosco e ajuda-nos a perceber a presença do mistério que alegra novamente o coração, a vida. Fica conosco pois já se fez tarde na nossa vida. Já anoiteceu, estamos à procura de um novo lugar de uma nova direção, uma nova libertação”.

Continuando o texto, o relato mostra que “sentados à mesa, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Vinha distribuindo o tempo todo, pela estrada inteira. Mas foi preciso sentar-se, acolher, repartir, bendizer, para ver. Os olhos se abrem e veem a Jesus no partir o pão, na ação de graças, na bendição. Então começam a perceber como Jesus os acompanhava, elucidava, iluminava, transformava. Não sabiam o que era, como era que o coração ardia, se alegrava na escuta”, insistiu Dom Leonardo.

Segundo o cardeal, “antes era a percepção de uma presença, agora iluminação. Agora a totalidade da existência está iluminada. Então o caminho se faz volta, retorno às fontes da Cruz e da Ressurreição”. Ele insistiu em que “visibilizar a presença de Jesus acontece no repartir o pão, na benção. A comunidade de fé, ‘onde dois ou mais estiverem reunidos no meu nome eu estarei no meio deles’, visibiliza Jesus no repartir, na doação, na solidariedade, na caridade, no cuidado com os mais necessitados. Ele tprna-se visível, perceptível. Perceptível também quando a comunidade se encontra para a oração, para a ação de graças. Mesmo distantes geograficamente continuamos em oração como comunidade de fé e continuamos a cuidar dos necessitados através de doações e ofertas”.

Os de Emaús desejavam esquecer Jerusalém onde residem as fontes, mas acabam sentindo sede e voltam. Voltam com o desejo de anunciar que Ele está vivo, que eles o viram, que eles o experimentaram. Eles são anúncio e testemunho do Ressuscitado. Nós somos as suas testemunhas hoje”, segundo Dom Leonardo Steiner.

É por isso que “somos hoje convidados a fazer o caminho da fé. Deixarmos que Jesus nos acompanhe nas estradas da vida. Ele saberá iluminar os nossos dias sombrios, sem sentido. Deixemos que ele acompanhe, mas também o convidemos para entrar e permanecer na casa da nossa existência. Fica conosco, Senhor! Fica, pois, entardece; Fica, pois, não entendo; fica, pois, desconheço; fica, pois, tenho necessidade de ti. Fica, pois desejo voltar sempre para a fonte que és tu. Caminha conosco e aquece nosso coração, inflama a nossa vida! Fica conosco Senhor! Fica conosco enquanto caminhamos; fica conosco e ajuda-nos a repartir o pão”, concluiu o cardeal.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário