terça-feira, 11 de abril de 2023

Sinodalidade é a beleza do encontro


Nos últimos dias 03 e 04 de abril os religiosos e religiosas junto com os padres diocesanos e alguns leigos e leigas da Diocese de Roraima promoveram dois dias de Retiro para a preparação a grande festa da Igreja Católica: a Páscoa de Cristo. Esses dias foram marcados por um clima de oração e meditação, onde os participantes refletiram sobre alguns encontros que Jesus vivenciou com mulheres, auxiliados pela Ir. Sofia Quintáns Bouzada, Franciscana Missionária da Mãe do Divino Pastor.

No primeiro dia refletiram sobre o encontro de Jesus com a mulher que sofria com fluxos de sangue (Mc 5,25-34), evidenciando que o corpo de uma pessoa é um território, que conta uma história e traz em si marcas de várias experiências.

No segundo dia a reflexão se baseou no episódio da mulher siro-fenícia (Mc 7,24-30). Uma mulher triplamente excluída, pois era mulher, pagã e estrangeira. Uma estrangeira que se inclina para pedir ajuda ao Senhor. Ela eleva a sua voz por causa do amor que sente por sua filha e mesmo que ao primeiro momento Jesus não aceitasse a sua petição ela não desiste, insiste para que sua filha fosse curada. Nesse encontro Jesus conhece uma mulher que possui uma grande fé.

Os encontros de Jesus com as mulheres mostram um olhar de compaixão que se converte em troca de saberes, pois a partir desses encontros Jesus transforma também o seu modo de ser o Messias.

Nos dois dias de retiro esteve presente o novo bispo da Diocese de Roraima Dom Evaristo Spengler juntamente com 94 participantes. Na noite do dia 04 de abril, como encerramento do retiro diocesano se celebrou a Missa do Crisma, na qual o bispo consagrou os óleos que serão usados para conferir os sacramentos nas diversas paróquias e áreas missionarias da Diocese. 


Pe. Deivith Zanioli, MCCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário