quarta-feira, 21 de junho de 2023

Dom Ionilton e Dom José Albuquerque eleitos membros de comissões da CNBB


Os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde o Regional Norte1 está representado por seu presidente, o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, elegeram, durante reunião realizada em Brasília-DF, de 20 a 22 de junho, os bispos que irão integrar as 12 comissões episcopais que fazem parte do organograma da instituição.

Dentre os bispos do Regional Norte1, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara foi eleito para integrar a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora no quadriênio 2023-2027, e dom José Albuquerque de Araújo, bispo da diocese de Parintins, foi reeleito para fazer parte da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora está presidida por dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA), e tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres.



Dom José Ionilton de Oliveira, que pertence à Congregação dos Padres Vocacionistas foi nomeado bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM), em 19 de abril de 2017. É referencial da CNBB para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), desde abril de 2021, e desde 9 de junho de 2022, é secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil (Repam-Brasil). Junto com dom Ionilton, fazem parte dessa Comissão, dom Limacedo Antônio da Silva, bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE), dom José Reginaldo Andrietta, bispo Jales (SP), dom João Aparecido Bergamasco, bispo de Corumbá (MS), e dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (PR).

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) tem como objetivo despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações, os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Igreja no Brasil. Sua missão é oferecer aos batizados, condições para a vivência da sua vocação específica através da do Serviço de Animação Vocacional-Pastoral Vocacional (SAV-PV), bem como acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).

A Comissão é presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Ângelo Ademir Mezzari, e dela faz parte dom José Albuquerque, bispo da diocese de Parintins (AM), que coordenará a Pastoral Vocacional e a OSIB, e já fez parte dessa Comissão no quadriênio 2019-2023. Ele é bispo referencial no Regional Norte1 da CNBB das pastorais Vocacional, Presbiteral e Criança; diáconos permanentes, bispos eméritos. Também foram eleitos membros dessa Comissão dom Cleocir Bonetti, bispo da diocese de Caçador (SC), que coordenará os presbíteros, e dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar de Salvador (BA), que coordenará os diáconos. 


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1 - Com informações da CNBB




Nenhum comentário:

Postar um comentário