quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Diocese de São Gabriel da Cachoeira acolhe seu novo bispo “de braços abertos e corações em festa”


A Diocese de São Gabriel da Cachoeira, em mensagem assinada por Dom Edson Damian, a quem o Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira 08 de novembro, sua renúncia apresentada em 04 de março deste ano, acolhe seu novo bispo Mons Raimundo Vanthuy Neto, nomeado neste dia.

Uma carta de saudação onde diz que “em nome da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, dos presbíteros, religiosas, agentes de pastoral e do povo santo e fiel de Deus, acolhemos você de braços abertos e corações em festa para ser o nosso novo bispo”.

Dom Edson Damian afirma no texto que “todos estamos imensamente felizes e agradecidos porque você aceitou a bela e desafiadora missão de ser bispo na Diocese mais extensa (294.453 km quadrados), mais isolada, mais indígena e mais pobre do nosso país”, lembrando sua caminhada conjunta com o novo bispo no tempo em que o agora bispo emérito foi missionário em Roraima, a diocese de origem de Mons. Vanthuy.

Do novo bispo, Dom Edson Damian diz ter sempre admirado “sua jovialidade, alegria contagiante, espiritualidade profunda, abertura para acolher e ajudar a todos. Muito inteligente e perspicaz, cultiva o hábito da leitura e da formação permanente. Estudioso da história da evangelização da Amazônia e dos Povos Indígenas, Mons Vanthuy conquista a todos com sua comunicação envolvente e prodigiosa memória. Por isso, tem sido solicitado para colaborar em muitas assembleias e eventos pastorais das Igrejas da Amazônia. Prestou excelente assessoria na preparação do Sínodo especial para a Amazônia. E foi convidado para ser um dos peritos durante a realização do mesmo, em outubro de 2019, em Roma”.



A mensagem estende “os agradecimentos ao povo santo e fiel da querida Igreja de Roraima que nos oferece este precioso presente”, e a sua família. Ao bispo eleito, lhe chama a ir para São Gabriel “com a certeza de que será acolhido por um povo alegre, fraterno e generoso que sempre encontrou na Igreja uma defensora de seus direitos e uma aliada no cuidado da vida de todos e na preservação da exuberante biodiversidade da nossa Casa Comum”.

Finalmente, Dom Edson lhe diz a Mons. Vanthuy que conte sempre “com nossa amizade, orações e colaboração para continuar construindo juntos a Igreja sinodal em fraterna sintonia com os irmãos bispos do Regional Norte 1 da CNBB e total comunhão com nosso querido Papa Francisco”.

Igualmente pede para o bispo eleito a companhia carinhosa de Maria para com “o pastor que será ungido pelo Espírito Santo para prosseguir com zelo e fidelidade a missão que Jesus confiou aos apóstolos e aos seus sucessores”. Também de São Gabriel Arcanjo, para que proteja “o mensageiro que deverá percorrer longas distâncias, transpor cachoeiras perigosas e enfrentar intempéries para levar e confirmar a boa nova do Evangelho presente na diversidade das culturas dos povos da Igreja do Rio Negro”.





Luis Miguel Modino, assessor ce comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário