sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Dom José Ionilton agradece o tempo vivido na Prelazia de Itacoatiara e pede orações para sua missão no Marajó


Em encontro com a imprensa local, Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo eleito da Prelazia do Marajó (PA), leu uma mensagem à parcela do Povo de Deus que está na Prelazia de Itacoatiara (AM), onde comunicou que nesta sexta-feira 03 de novembro foi transferido pelo Papa Francisco.

Segundo Dom José Ionilton, emocionado disse que “a Igreja me pede e faz uma transferência de meu serviço como bispo da Prelazia de Itacoatiara para a Prelazia de Marajó”. Ele lembrou que “desde meu tempo de Religioso Vocacionista, sempre acolhi a transferência como expressão da vontade de Deus”, insistindo em que agora como bispo acolhe “esta transferência como vontade de Deus por meio da Igreja”.

Ele disse ter argumentado ao bispo diante da transferência, “mas deixei que a Igreja decidisse, e ela decidiu pela minha transferência e acolhi em espírito de obediência e comunhão com o Papa Francisco”. Dom José Ionilton lembrou que ficará em Itacoatiara “nos próximos dos meses, a fim de preparar os relatórios pastoral e econômico da Prelazia”, seguindo as orientações do Núncio Apostólico.

Nesse tempo deseja “visitar a Igreja Matriz de cada Paróquia, reunir o Conselho Pastoral da Prelazia, o Conselho Administrativo e Econômico, encontrar-me com os servidores da Cúria, pastorais, organismos, grupos e movimentos, ir à Associação Dom Jorge e visitar os órgãos públicos e civis com quem mantive contato nestes seis anos de serviço aqui na Prelazia na busca do bem comum do nosso povo”.



O bispo eleito da Prelazia do Marajó expressou sua “gratidão a Deus e à Igreja pela missão que me foi confiada na Prelazia de Itacoatiara”. Ele agradeceu aos leigos e leigas das paróquias e comunidades por sua acolhida, aos diáconos, presbíteros diocesanos e missionários, destacando sua disposição em se aproximar dele e se colocar em comunhão e colaborar para que a missão evangelizadora e as decisões tomadas fossem se efetivando em cada paróquia.

Dom José Ionilton agradeceu especialmente a Deus pelos três padres que ele ordenou para a Prelazia e a presença da Vida Religiosa, “que contribuíram de modo eficaz com a missão evangelizadora na Prelazia”, e a convivência com os seminaristas. Ele destacou que essas ações pastorais foram “fundamentadas na Palavra de Deus, no Magistério da Igreja, especialmente do Papa Francisco, da CNBB Nacional e Regional”.

Foram ações, segundo o bispo, “na linha de atenção e cuidado com os empobrecidos, excluídos e marginalizados de nossa sociedade; aquelas na linha de abraçarmos o cuidado com nossa Casa Comum, de preservação de nosso Bioma, a Querida Amazônia, aquelas na linha de uma vivência coerente de fé que professamos, com a vida que vivemos no dia a dia, valorizando uma fé encarnada e uma Igreja missionária, samaritana, vocacional e ministerial”.

Finalmente, ele pediu oração pelo seu novo serviço na Igreja, na Prelazia de Marajó, insistindo em que sempre rezará pelo povo e pela Prelazia de Itacoatiara, agradecendo por ter lhe ensinado a ser bispo na Amazônia, pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Rosário.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


Nenhum comentário:

Postar um comentário