quarta-feira, 27 de março de 2024

Igrejas locais de Roraima e Itacoatiara celebram Missa da Unidade: “O centro da unidade na Igreja é o Espírito”


A diocese de Roraima e a prelazia de Itacoatiara realizaram na noite da terça-feira 26 de março a Missa da Unidade, também chamada Missa dos Santos Óleos, em que são abençoados os óleos do batismo, da unção dos enfermos e é consagrado o óleo do crisma. Uma celebração em que os presbíteros renovam o compromisso assumido no dia da sua ordenação, uma oportunidade para “vivenciar um momento sagrado e significativo da nossa jornada espiritual”, segundo dom Evaristo Spengler, bispo da diocese de Roraima.

Nessa diocese a celebração acontece no contexto da nomeação do padre Lúcio Nicoletto como bispo da prelazia de São Félix do Araguaia e dos 300 anos de evangelização em Roraima, que definiu a identidade da Igreja local e deu rumos definidos e opções muitos sólidas. Igualmente foi destacado que a experiência da fraternidade cristã é transformadora, sendo um fermento para o mundo, que nasce da experiência de ser discípulos e discípulas de Jesus.

Na celebração da unidade, Dom Evaristo Spengler destacou que “o centro da unidade na Igreja é o Espírito”, que conduze Jesus ao longo da sua vida e guia sua missão e a missão das primeiras comunidades cristãs, sendo inspiração para os missionários que levam o Evangelho. Segundo o bispo, “a evangelização sempre é um projeto do Espírito Santo para a Igreja”, o que demanda diálogo, oração, silêncio, contemplação, conhecimento da realidade, instâncias de participação, comunhão e corresponsabilidade na Igreja, insistindo em “caminhar sempre em sintonia com o Espírito que age em toda a Igreja”.



Dom Evaristo ressaltou a importância de processos sinodais na Igreja, “caminhar juntos e escutar o que o discípulo quer para nossa Igreja neste momento”, algo que ele disse ter acontecido na última assembleia sinodal diocesana, onde foi refletido sobre a transmissão da fé, e em todo o processo preparatório. Por isso, o bispo insistiu em trabalhar a Iniciação à Vida Cristã e responder aos desafios que a realidade apresenta. Uma unidade na Igreja que cabe a todos, refletindo sobre o papel do presbítero na Igreja e suas diversas funções, afirmando que o sacramento fundamental na Igreja é Batismo, de onde surgem todas as vocações, insistindo em que todos somos Povo de Deus, irmãos e irmãs.

Nesse sentido, o bispo destacou que “os presbíteros somos enviados a promover a vida aos pobres, cuidar da Criação, testemunhar a Palavra e celebrar toda vida doada”, pedindo que o “Espírito continue nos mostrando o caminho que nós somos chamados a seguir”. Dom Evaristo agradeceu a Deus pelo primeiro aniversário de ministério pastoral na diocese de Roraima, completado no dia 25 de março, definindo como muito intensa a experiência vivida nesse ano, repetindo a profissão de fé que ele fez no início de sua missão episcopal.

Na prelazia de Itacoatiara, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, administrador apostólico dessa igreja, iniciou sua homilia fazendo um chamado a cultivar a unidade na diversidade das vocações e serviços, algo que é um sonho de Jesus. Seguindo as palavras do Evangelho, ele destacou que todos somos ungidos e enviados, e que a missão da Igreja é “dar a Boa Nova aos humildes, curar as feridas, pregar a redenção e a liberdade, proclamar o tempo da graça, consolar os que choram”.



Dom Ionilton questionou sobre a prática das boas obras, lembrando as palavras do Papa Francisco na Querida Amazônia, onde ele diz que “faz nos mal que nos anestesiem a consciência social”, vendo na dimensão social da fé uma exigência. O bispo destacou o fato de termos sido escolhidos, ungidos e enviados por Deus como uma graça e compromisso, chamando a ser sempre da verdade e praticar o amor, a ser testemunhas fiéis do Evangelho de Cristo e do Reino que ele veio implantar, a traduzir em vida concreta aquilo que é rezado.

O administrador apostólico da prelazia disse que “testemunhar é a melhor forma de evangelizar”, inspirado nas palavras de Jesus que nos diz que a Palavra se cumpre em sua vida, pedindo manter sempre “o olhar fixo em Jesus, deixemos que Ele nos ensine, nos exorte, nos corrija, nos inspire e nos envie”. Ele pediu rezar pelos padres, “para que eles possam agir como se fossem Cristo junto do nosso povo, outros cristos”, e anunciou a aprovação para que as irmãs que trabalham na prelazia possam se tornar juridicamente ministras extraordinárias da Palavra, da Sagrada Comunhão e do Batismo.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário