sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dom Marcos Piatek participou da 37ª Assembleia de Pastoral Familiar em Brasília: Abril de 2013




          Nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2013 aconteceu em Brasília (DF) a 37ª Assembleia da Pastoral Familiar. O evento contou com a presença dos bispos referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, encabeçado por Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e Presidente da CEPVF e pelos coordenadores dos 17 Regionais da CNBB. O Regional Norte 1 da CNBB foi representado por dom Marcos Piatek, bispo de Coari (AM). A Assembleia teve início com a celebração de Missa presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Brasília.

          No primeiro dia do encontro o assessor do Setor Vida, Pe. Rafael Fornasier expos o tema central da 51ª Assembleia dos Bispos “Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia”. Fomos incentivados a uma ação evangelizadora focada nas pequenas comunidades de família. Um casal sozinho, até bom, facilmente se perde no mundo atual. Precisa formar grupos – comunidades de famílias.
          O assessor do Setor Família, Pe. Wladimir Porreca abordou tema “A família em segunda união”, que é objeto de trabalho da Comissão no ano de 2013.
         
No sábado os representantes dos regionais aprovaram o tema para o ano de 2014 que será “A espiritualidade na família e o desafio de implantar as comissões de vida”. Durante o ano de 2014 devemos dedicar ao Pré-matrimônio. Nos dias 26 a 28 de Setembro de 2014 se celebrará o 14º Congresso Nacional da Pastoral Familiar em São Luís-MA. E no domingo a Assembleia teve orientação particular e especial do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, durante a celebração eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário