segunda-feira, 4 de junho de 2018

Regional Norte 1 é representado em 37a. Assembleia Nacional do Laicato


Representantes da Comissão de Articulação do Laicato do Regional Norte 1, estiveram participando da XXXVII Assembleia Nacional do Laicato do Brasil que aconteceu de 31 de maio a 3 de junho de 2018. Cerca de 200 representantes dos regionais e das organizações fiadas ao CNLB estiveram nesta assembleia, na Casa de Retiro São José. 

Como o tema da assembleia foi Cristãos leigos e leigas comprometidos/as com a transformação "até que tudo fique fermentado!" (Mt 13,33), Moema Miranda da REPAM apresentou uma Análise de conjuntura refletindo sobre os acontecimentos que fizeram chegar a situação política que estamos vivenciando e o posicionamento da população as perdas de tantos direitos. "Precisamos acreditar que um outro mundo é possível, do verbo esperançar. Nós estamos vivendo em momento de crise, em que o velho já morreu e o novo ainda não nasceu. Crise é uma coisa que passa, mutação é diferente, é uma crise complexa segundo Papa Francisco", disse Moema. 

"Que sinal eu posso ser para o laicato"? Assim Daniel Seidel iniciou sua fala nos instigando como homens e mulheres que são igreja e com Francisco inauguramos um outro jeito de ser igreja. Papa Francisco retoma o povo de Deus, e traz a ideia de que os pastores, estão  na frente quando precisa conduzir, esta no meio com o povo e em alguns momentos está atrás para vigiar. O compromisso com os pobres nos chama a missão.  A igreja abre espaço para os movimentos sociais e lutas sociais. Todos estamos comprometidos com a proposta de igreja em saída.  O frescor da nova encíclica do Papa Francisco nos diz "santificai-vos para que possais santificar os outros" e nos lembra que falta o frescor da Alegria do Evangelho na missão. Daniel nos diz que estamos vivendo o ano da graça por ocasião do Ano do Laicato e que precisamos vivenciar para sempre e não concluir no fim do ano. As atividades do Ano do Laicato é continuo. Precisamos vivenciar as relações para a vida inteira e que as pessoas não são descartáveis. A nossa ideologia é a luz que vem de sua luz própria.  A luz do evangelho pode tornar a luz da ideologia convertida. A nova encíclica do Papa Francisco, "Alegrai-vos e exultai-vos", nos diz que somos o Povo de Deus e que nós devemos ter um olhar com os olhos da fé. Daniel retomou a temática com a analise de conjuntura a partir da Laudato SI e de três frases geradoras: estado pós-democrático Neoliberal; crise; criminalização. Estamos vivendo uma crise provocada, planejada e que a elite do Brasil foi quem rompeu o pacto.

Durante trabalho de grupo foram feitas reflexões sobre os desafios e ações a serem desenvolvidas referente aos areópagos mencionados no Documento 105: família, mundo do trabalho, política e políticas públicas, educação, casa comum, cultura de paz, superação das violências, cultura, comunicações, economia e auditoria pública, relação igreja e mundo urbano, igreja e participação das mulheres, igreja e sociedade, e clero e laicato. 

As comissões de formação, fé e política, e juventude apresentaram seus projetos, atividades e cronogramas de eventos do CNLB e de assessoria nos regionais. Este ano ainda teremos duas atividades por conta do ano do laicato que são o encontro do CELAM e do colegiado (02 a 04 de novembro) e a Assembleia do Povo de Deus (23 a 25 de novembro). Também foi anunciado para melhor programação dos regionais a Assembleia/2019 que acontecerá em Fortaleza.

Texto e fotos: Patrícia Cabral 






Nenhum comentário:

Postar um comentário