“De fato esse encontro ao longo da semana foi muito importante, pois mesmo sem haver a assembleia, foi o momento de refletir o processo que nós vivemos e ver como iremos caminhar daqui para frente com todos esses desafios que estamos passando, assim também como alguns assuntos internos da igreja e a reflexão sobre o caminho feito pela Rede Eclasial Pan-Amazônica (REPAM) e sobre o processo de formação de nossos seminaristas e também do nosso Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior (ITEPES)”, comentou o secretário do Regional, Diácono Francisco Lima.
Para o vice-presidente do Regional Norte 1 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, foi um momento de viver a fraternidade episcopal e somar as experiências das igrejas que compõem o Regional. “É um momento de somar as forças, com partilhas e convivência, pois se não fosse a pandemia, estaríamos realizando a 48ª Assembleia com aproximadamente 80 pessoas, entre coordenadores diocesanos de pastoral, delegados das pastorais, religiosos e religiosas, leigos e leigas participantes de serviços, organismos, grupos e movimentos, mas por questões de segurança resolvemos fazer um encontro privativo só com os bispos, que depois vão repassar todos os encaminhamentos para a vivência do Sínodo e decisões que foram tomadas para ajudar o Regional nas atividades pós pandemia”, disse.
De acordo com o Presidente do Regional Norte 1 e bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian, o encontro aconteceu segundo todas as normas de segurança e o único que não pode estar presente foi Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari, pelo fato de ter sido acometido pela Covid-19 e ainda está passando pelo processo de recuperação. “Nós bispos estávamos com muita saudade uns dos outros e esse encontro nos aproximou e nos ajudou a manter viva a esperança nesses momentos de crise. Com exceção de Dom Marcos, todos os bispos estiveram presentes, inclusive três eméritos (Dom Sergio Castriani, Dom Mário Pasqualotto e Dom Gutemberg Régis), com toda a suas experiências dando força aos novos aqui no Regional”.
Ainda de acordo com Dom Edson, no decorrer dos quatros dias o encontro ainda contou com a participação de Carlos Santiago, fazendo uma análise da conjuntura política pós-eleições; também foi realizada a recepção da exortação pós-sinodal “Querida Amazônia” e ainda teve a participação do Regional Norte 1, na conferência, realizada pelas redes sociais, do Encontro Nacional dos Bispos do Brasil, ocorrida no dia 25 com três horas de reunião pela parte da manhã e mais três horas pela parte da tarde, contando com a participação virtual de mais de 200 bispos da CNBB.
“Para nossa alegria, coincidentemente no meio da nossa reunião do Regional, ocorreu o encontro nacional de todos os bispos da CNBB, na parte da manhã tivemos uma meditação do Cardeal Tolentino, lá do Vaticano, que nos falou sobre como a igreja está vivendo a pandemia e as lições que vamos aprender após ela. Pela parte da tarde, a teologa Maria Clara Bingemer, falou sobre a situação da pandemia no Brasil e como deve ser a nossa pastoral após ela”, disse Dom Edson.
Por Érico Pena
Nenhum comentário:
Postar um comentário