sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida

 


40 Dias navengando com a Laudato Si´ na Querida Amazônia 
 20 DE FEVEREIRO: Sábado depois das Cinzas


PEDIDO DA GRAÇA

No início de cada dia, busco entrar em clima de oração e rezo:

Senhor, neste  tempo favorável a voltarmos o nosso coração para os teus sonhos para a humanidade e para toda as tuas criaturas, te pedimos luz para refletirmos sobre como estamos vivendo as nossas relações contigo, com as pessoas, com o mundo que é a nossa casa comum e conosco mesmo. Ajuda-nos a reencontrar o sentido da vida no louvor e na contemplação agradecida da Criação, na saída de nós mesmos em direção aos que mais sofrem e se sentem sós, especialmente nestes tempos de pandemia, e na construção do teu reino de justiça e paz, tecendo redes de solidariedade e fraternidade entre todos os povos e culturas desta imensa região pan-amazônica e pelo mundo inteiro.

Em especial hoje te peço ... (apresente o seu pedido particular). Amém.

OUVINDO A PALAVRA QUE NOS GUIA

Se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão.

Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. (Is 58, 10-12)

 

REFLETINDO COM A LAUDATO SI’

A Palavra de Deus nos fala que devemos abrir o nosso coração para acolher quem necessita da nossa solidariedade, sendo este o caminho para caminharmos na luz e não nas trevas do egoísmo e da indiferença. De fato, nos ensina o Papa Francisco que “não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver no coração ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos” (LS 91). O verdadeiro louvor a Deus e o verdadeiro compromisso com a ecologia integral nos levam sempre a reconhcer que “tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade” (LS 91).

Aproveitemos, portanto, este tempo especial da Quaresma, para nos perguntarmos se o terreno da nossa vida está sendo aquele “jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão”, de que nos fala o profeta Isaías. E agradeçamos ao Senhor por aqueles e aquelas que, com sua vida, “lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo” (LS 13), em especial na nossa querida Amazônia.




AVANÇANDO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS

Após um momento de silêncio...

À luz do texto bíblico e das palavras do Papa Francisco, busco aprofundar minha experiência de encontro com o Senhor, trazendo para a minha oração a realidade concreta na qual estou envolvido, a situação pela qual passa o mundo, a região pan-amazônica, a minha cidade ou comunidade, a Igreja etc.

Procuro perceber os apelos de mudança que Deus me faz e peço forças para concretizá-los, a fim de que o meu louvor a Ele se manifeste em obras concretas de compromisso pela vida, na defesa da nossa Querida Amazônia, dos seus povos e dos pobres da Terra.

Concluo com um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. 

 

FRASE PARA ME AJUDAR A CONTINUAR MEDITANDO NESTE DIA

Sonho com uma Amazónia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.

(Querida Amazônia 7)


Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário