terça-feira, 20 de abril de 2021

"Ser mais um servidor entre vocês". Dom Ionilton lembra sua nomeação como bispo de Itacoatiara

 

Portanto, hoje são quatro anos de minha nomeação como bispo da Prelazia de Itacoatiara- Amazonas.

Este anúncio aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Riachão do Jacuípe (BA), onde vivia e servia como Colaborador Paroquial. 

Quero agradecer a Dom Giovanni D' Aniello, Núncio Apostólico, Dom Ottorino, na época Bispo de Serrinha e aos meus Irmãos da Congregação Vocacionista: Padre Wesdras, Pároco, Padre José Lino, Vigário, Padre Antônio Rafael, Geral e Padre José Carlos, Provincial, presentes na celebração da Palavra, na qual foi feito o anúncio.

Na minha mensagem à parcela do Povo de Deus da Prelazia de Itacoatiara, que envie naquele dia, disse que desejava "ser mais um servidor entre vocês que vivem a sua vocação e missão nesta Prelazia". Confesso que tenho me esforçado para ser assim... 

Disse, também, "vamos trabalhar em comunhão, numa Igreja toda vocacional e ministerial, que acolhe e busca servir todas as pessoas, mas que deseja servir especialmente aos empobrecidos e excluídos, para que todos tenham vida (cf. Jo 10, 10)". Nesta minha primeira mensagem apresentei minha identidade como cristão, consagrado Vocacionista, padre e agora bispo. Continuo pensando assim e esforço-me para quer nossa Prelazia caminhe nesta direção. 




Hoje, durante o dia, nos momentos de oração e na celebração da Eucaristia, me perguntei: por que a Igreja, me chamou de tão longe para vir servir como bispo aqui, nesta Querida Amazônia, nesta Querida Prelazia, a este Querido povo? 

Sou consciente de que não sou o bispo esperado do Clero da Prelazia, afinal eles nem sabiam que eu existia. Sei que foram indicados outros nomes. A não escolha de alguém daqui do Norte, da Prelazia, deve ter sido meio frustrante para o nosso Clero. 

Talvez, por isto, ainda sou visto, por muitos, com certa reserva, como um estranho no ninho, um forasteiro, alguém imposto pela Igreja. 

Tenho sempre me perguntado diante de Deus: Como meu nome apareceu e foi escolhido para ser bispo na Prelazia de Itacoatiara? Só tem uma palavra para definir isto: mistério! 

De uma coisa podem ter certeza, não pedi para ser bispo, fui escolhido pela Igreja; não pedi para vim ser bispo na Prelazia de Itacoatiara, que até o dia 04 de abril, dia da consulta, confesso, não sabia que existia. Foi a Igreja que me propôs ser bispo e ser bispo prelado em Itacoatiara. E com temor e tremor, disse sim! 




Na minha primeira mensagem disse: "Que sejamos uma Igreja que celebra os sacramentos, que educa na fé e desperta lideranças para a vivência da cidadania, a partir dos valores de nossa fé cristã e da Doutrina Social da Igreja, para ajudar a resgatar a ética na política".

Continuo SONHANDO com este Projeto de Ação Evangelizadora.

Quando alguém estranha meu jeito de ser bispo e minha maneira de orientar a nossa missão, sempre peço que leiam a minha primeira mensagem para o Povo de Deus na Prelazia, lá eu me revelei, quem era e o que pensava. 

Ou não é verdade? 

Obrigado ao Povo de Deus desta Prelazia, que desde o dia 19 de abril de 2017 tem rezado por mim e tem me acompanhado com a amizade e o apoio pastoral para que meu Sonho, que ouso dizer ser o sonho de Deus, o sonho da Igreja, que apresentei na minha primeira Mensagem, possa ir se concretizando cada vez mais neste chão amazônico, nesta Prelazia de Itacoatiara.

Em Cristo Ressuscitado e em Maria, Mãe do Rosário, da Amazônia e das Vocações!

 


Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV

Nenhum comentário:

Postar um comentário