segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dom Roque Paloschi: “Essa concepção perversa de governar tem causado uma destruição inestimável”



Um cenário de retrocesso, essa é a situação que vivem os povos indígenas no Brasil, segundo o presidente do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, que se manifesta no “agravamento das violações de direitos humanos dos Povos Indígenas, principalmente no que se refere a regularização dos seus territórios”.

Neste 19 de abril em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, que tem realizado um ato de protesto em Brasília, as palavras de Dom Roque Paloschi na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, realizada de 12 a 16 de abril, cobram ainda maior relevância. Diante da pandemia, o CIMI teve que se retirar das aldeias, “para preservar as vidas dos nossos irmãos indígenas”, segundo o bispo. Já são mais de mil indígenas vitimados pela Covid-19 e mais de 50 mil infectados. Muitas dessas vítimas tem sido os mais velhos, “verdadeiras bibliotecas vivas”.

Além da pandemia, “os indígenas enfrentam a omissão e a falta de diálogo do atual governo”, segundo Dom Roque Paloschi, denunciando os constantes ataques aos povos indígenas. “Nas falas e nas ações do presidente da República com relação aos indígenas destacam-se a ignorância, o preconceito, a discriminação, a violência”, insiste o presidente do CIMI, citando diferentes manifestações e decisões do presidente Bolsonaro provando isso.

Diante das invasões das terras indígenas, o arcebispo de Porto Velho denuncia que “essa concepção perversa de governar tem causado uma destruição inestimável, impactando a vida dos povos indígenas e a proteção do meio ambiente”. Exemplos disso acontece em diferentes pontos do Brasil, principalmente na Amazônia, onde o garimpo ilegal e o agronegócio, com o apoio do governo brasileiro, estão provocando graves consequências. São diferentes projetos de lei que o governo tem aprovado nos últimos messes nesse sentido. Ao mesmo tempo, o judiciário, através do Ministério Público Federal, o Supremo Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal “muitas ações têm sido deferidas em favor dos povos indígenas”.

Desde o CIMI, “agradecemos imensamente o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que tem sido muito importante na defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil”, disse seu presidente na 58ª Assembleia Geral da CNBB. Neste dia em que é comemorado o Dia dos Povos Indígenas, o CIMI assume ainda com mais força os desafios “na continuidade do apoio aos irmãos indígenas, mas o compromisso da missão e a solidariedade têm prevalecido”. São muitas as ações desenvolvidas pelo Conselho Indigenista Missionário que “têm ajudado a salvar vidas em todas as aldeias no Brasil”.

Confira as palavras de Dom Roque na 58ª Assembleia da CNBB.


Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário