quarta-feira, 9 de junho de 2021

Dom Fernando se despede de Tefé: “Essa Igreja missionária que tanto me ensinou no meu ministério episcopal”



Dom Fernando Barbosa dos Santos, nomeado nesta quarta-feira, 9 de junho, bispo da diocese de Palmares (PE), pelo Papa Francisco, escreveu uma mensagem ao povo da Prelazia de Tefé, onde foi bispo desde 2014.

Ele se mostrou “surpreso com a nomeação, por considerar pouco o tempo presente em nossa querida Prelazia de Tefé”, onde ele diz ter aprendido muito em seu ministério episcopal. O bispo eleito da diocese de Palmares faz vários agradecimentos na sua mensagem: aos bispos do Regional Norte 1 da CNBB, “pela amizade e comunhão”, à Igreja irmã de Divinópolis, os superiores dos religiosos que colaboram na missão na prelazia, aos formadores do Seminário São José de Manaus, “por cuidar dos futuros padres da nossa Prelazia”.

Ao agradecer ao povo da Prelazia, Dom Fernando lembra do clero e leigos “dedicados ao serviço ao povo de Deus”. O bispo destaca sua experiência missionária na Amazônia, especialmente sua participação no Sínodo para a Amazônia, reconhecendo a presença na prelazia das “comunidades vivas” das que fala a Querida Amazônia.

Mesmo sabendo da dificuldade de “largar tudo e ir para um lugar novo”, Dom Fernando reconhece que “é preciso ter coragem e desprendimento”. Ele diz levar no coração “as recordações da festa de Santa Teresa”, afirmando que “no coração não há distância, só profundidade de amar o que recebemos de Deus”. Finalmente pede que o próximo bispo seja tão bem acolhido como ele foi.



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário