quinta-feira, 10 de junho de 2021

“Ficaremos mais pobres sem a sua generosa colaboração”. Regional Norte 1 mostra sua gratidão a Dom Fernando


O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou numa mensagem sua “sincera gratidão pelos sete anos em que Dom Fernando Barbosa dos Santos CM esteve entre nós como bispo da prelazia de Tefé”.

Dom Edson Damian, presidente do Regional Norte 1 lembra o lema episcopal de Dom Fernando, “Servus Christi missioni” (Servo de Cristo na missão), destacando que “desde o início Dom Fernando apoiou e incentivou a participação dos cristãos leigos e leigas nas pastorais e em todos os âmbitos da sociedade”.

A mensagem lembra algumas das ações realizadas por Dom Fernando na Prelazia de Tefé e no Regional Norte 1, onde “foi secretário no quadriênio 2015-2019 e atuou como bispo referencial no acompanhamento à Vida Consagrada e ao Ecumenismo”. A mensagem destaca seu compromisso “na preparação e realização do acontecimento histórico e inesquecível de nossa caminhada que foi a realização do Sínodo para a Igreja da Amazônia”.

O presidente do Regional Norte 1 fala sobre a presença ativa de Dom Fernando “em nossos encontros e assembleias”, afirmando que “de forma discreta, mas sempre com lucidez e determinação manifestava sua posição e dava sua valiosa contribuição”. Isso leva Dom Edson a dizer que “ficaremos mais pobres sem a sua generosa colaboração”.

O Regional Norte 1 agradece finalmente a Dom Fernando, “pelo bem imenso que fez entre nós, pelas sementes do Reino que espalhou com generosidade e coragem aos povos de tantas raças e culturas no coração da Amazônia”, oferecendo suas preces pela nova missão na diocese de Palmares.




GRATIDÃO AO DOM FERNANDO

 

Em nome dos Bispos e do Povo santo e fiel de Deus das Igrejas locais do Regional Norte 1 da CNBB, manifesto nossa sincera gratidão pelos sete anos em que Dom Fernando Barbosa dos Santos CM esteve entre nós como bispo da prelazia de Tefé.

Dom Fernando foi nomeado bispo de Tefé no dia 14 de maio de 2014. Recebeu a ordenação episcopal no dia 28 de agosto. Com o lema “Servus Christi missioni”, Servo de Cristo na missão, iniciou o ministério na prelazia no dia 21 de setembro de 2014.

Desde o início Dom Fernando apoiou e incentivou a participação dos cristãos leigos e leigas nas pastorais e em todos os âmbitos da sociedade. Realizou encontros de CEBs com representantes de todas as paróquias. Ordenou vários presbíteros da região. Empenhou-se muito na pastoral da comunicação e introduziu várias reformas na Rádio Educadora Rural de Tefé, de ampla audiência, inclusive nas dioceses vizinhas. Reformou estruturas a serviço das pastorais: locais de encontros, melhoria do transporte através da aquisição de novos barcos para as itinerâncias nas paróquias.  

Em nosso regional do Norte 1 foi secretário no quadriênio 2015-2019 e atuou como bispo referencial no acompanhamento à Vida Consagrada e ao Ecumenismo. Participou intensivamente conosco na preparação e realização do acontecimento histórico e inesquecível de nossa caminhada que foi a realização do Sínodo para a Igreja da Amazônia.

Dom Fernando sempre marcou presença ativa em nossos encontros e assembleias regionais. De forma discreta, mas sempre com lucidez e determinação manifestava sua posição e dava sua valiosa contribuição. Ficaremos mais pobres sem a sua generosa colaboração. Sentiremos muita saudade de sua presença amiga e fraterna. Face aos imensos desafios e conflitos que enfrentamos para anunciar o Evangelho aos pobres da Amazônia, temos a consciência de que somos poucos e limitados. Por isso, precisamos nos amar e nos ajudar muito.

Fiel ao significativo lema, “Servo de Cristo na missão”, assim nosso caríssimo irmão Dom Fernando expressa a missão que está abraçando: “Agora peço a Deus que me abençoe nessa nova missão a mim confiada. Não é fácil largar tudo e ir para um lugar novo. Largar os conhecidos, os missionários, mas é preciso ter coragem e desprendimento. No coração não há distância, só profundidade de amar o que recebemos de Deus”.

Deus lhe pague, Dom Fernando, pelo bem imenso que fez entre nós, pelas sementes do Reino que espalhou com generosidade e coragem aos povos de tantas raças e culturas no coração da Amazônia. Após as intempéries e provações, êxitos e alegrias vividos na missão em Tefé, está preparado para abraçar com confiança e esperança o ministério episcopal com o povo nordestino, na diocese de Palmares. E conta sempre com nossas preces e fraterna amizade.

 

Dom Edson Tasquetto Damian

Presidente do Regional Norte 1 da CNBB. 



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário