sábado, 7 de agosto de 2021

Conselho Pastoral Arquidiocesano de Manaus realiza Processo de Escuta da Assembleia Eclesial


O Conselho Arquidiocesano de Manaus realizou neste sábado, 7 de agosto, o Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Seguindo a proposta do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o conselho tem respondido as questões recolhidas no site da Assembleia.

A Assembleia Eclesial quer dar continuidade às propostas da última Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, celebrada em Aparecida em 2007. A Assembleia Eclesial foi uma sugestão do Papa Francisco, que convocou o Sínodo sobre a Sinodalidade, que começara sua fase diocesana no próximo mês de outubro, e tem previsto realizar sua assembleia em outubro de 2023.



A Assembleia Eclesial, que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, terá sua sede na Cidade do México, onde estará reunido um pequeno grupo, e contará com a participação remota nas sedes virtuais em cada uma das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. A assembleia eclesial é considerada por muitos como uma preparação para o próximo sínodo, dentro do processo de reforma eclesial pretendido pelo Papa Francisco.

Foi sugerido que as paroquias, áreas missionárias, comunidades e pastorais da Arquidiocese de Manaus realizem o Processo de Escuta, que será encerrado no dia 30 de agosto. Foi destacada a importância da Assembleia Eclesial e do Processo de Escuta como uma ajuda para o Sínodo Arquidiocesano de Manaus, convocado por Dom Leonardo Steiner em março de 2021 e que está sendo organizado pela comissão formada ao respeito.  



Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário